APRESENTAÇÃO
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas (PRODIN) foi criada pela Portaria Nº 899, de 29 maio de 2018, e vem trabalhando com o foco de implantar a era do conhecimento na gestão do IFRJ e tem sido desafiada a incluir um modelo de gestão que responda às demandas, interesses e expectativas da comunidade e de toda a sociedade.
Os resultados esperados com a implantação da gestão do conhecimento é promover equidade, eficiência, efetividade e gerando valor público. Além disso, segundo Batista (2012)1 e Terra (2005)2 isso significa o compromisso com a transparência, foco nos processos em vez da hierarquia, uso e reuso eficaz de informações, conhecimentos, boas práticas de gestão, visão integradora, uso eficaz de novas tecnologias de informação e comunicação, foco nas necessidades dos cidadãos, por meio do uso e combinação de diferentes fontes e tipos de conhecimento visando ao desenvolvimento de novas competências para alavancar a capacidade de inovar.
A PRODIN tem como objetivo propor e implantar a política de planejamento e desenvolvimento no IFRJ e abarcar áreas essenciais para o funcionamento da instituição em termos de gestão, planejamento, tecnologia e recursos humanos. Focando especificamente em áreas como Desenvolvimento Institucional, Planejamento Estratégico, Metas, Indicadores e Avaliação, Concursos, Processos Seletivos, Documentos Institucionais, Arquivo e Protocolo, Tecnologia da Informação, Gestão e Valorização de Pessoas, Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalhador e Gestão do Conhecimento.
-
BATISTA, Fábio Ferreira. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefícios do cidadão. Brasília: IPEA, 2012.
-
TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005