Logo IFRJ

Apresentação

 

 O Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro é uma Instituição Federal de Ensino Público e gratuito que está instalado em uma área   construída   de 8.500m², localizado na Rua Senador Furtado, 121/125 - Bairro Maracanã. 

 A Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro ocupou um espaço cedido pela Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, atual Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ, até o ano de 1985. Neste mesmo ano, esta Autarquia Federal conquistou sua instalação própria. Em 1999, transformou-se em Unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ CEFET Química.

 A  Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro é uma Instituição Federal de Ensino Público conta com uma infra-estrutura de 26 ambientes tecnológicos (laboratórios), sendo 03 de informática, 26 salas de aula climatizadas, biblioteca com 27.000 exemplares, 14 computadores com acesso à internet, exclusivamente para os alunos, quadra poliesportiva, sala de musculação, coordenação de integração escola-empresa que mantém empresas cadastradas e conveniadas, particulares e públicas, para a realização de estágios curriculares e contratação, acompanhamento técnico pedagógico, serviço médico, atendimento odontológico, auditório, grêmio estudantil, centro acadêmico.

Nosso Campus conta com corpo docente constituído de 224 professores do quadro permanente com as titulações de 3 professores com Graduação, 10 professores com Especialização, 90 professores com mestrado e 121 professores com doutorado; além de 22 professores substitutos contratados na forma da Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências. O corpo Técnico Administrativo é composto  pelos seguintes agentes públicos: 114 técnicos administrativos em educação, 28 funcionários terceirizados e 14 estagiários, conforme o Termo de Compromisso disposto na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. 

 Os alunos matriculados estão distribuídos nos cursos de Ensino Médio e Técnico, Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

 

CURSOS DO CAMPUS RIO DE JANEIRO
 

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
    * Alimentos
    * Biotecnologia
    * Farmácia
    * Meio Ambiente
    * Química

PROEJA - Educação de Jovens e Adultos
    * Manutenção e Suporte em Informática

Curso Técnico Concomitante ao Ensino Médio
    * Química

 Cursos Superiores de Graduação
    * Bacharelado em Ciências Biológicas com Habilitação em Biotecnologia
    * Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
    * Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos 

Cursos Superiores de Pós-Graduação
    * Especialização em Ensino de Ciências (ênfase em Biologia e Química)  
    * Especialização em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional
    * Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos

    * Mestrado em Bioquímica e Biologia Molecular
    * Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO