Logo IFRJ

CoSAAT

 

Coordenação de Segurança e Administração de Ambientes Tecnológicos

Responsável: Rômulo Henrique Jesus Souza

A Coordenação de Segurança e Administração de Ambientes Tecnológicos (CoSAAT) é o setor responsável por toda a dinâmica que envolve os laboratórios de ensino de Química e Biologia do campus. Isto inclui a organização dos laboratórios, o tratamento e encaminhamento para destinação final dos resíduos gerados nas aulas práticas; estudo e implementação das medidas de segurança a serem adotadas para o uso dos laboratórios visando a segurança de docentes, discentes e do patrimônio do campus; produção do inventário de reagentes, vidrarias e equipamentos dos laboratórios tanto para controle interno quanto para controle externo; elaboração dos processos de compra de materiais e contratação de serviços inerentes aos ambientes tecnológicos do campus; e capacitação e orientação dos monitores que irão atuar nos ambientes tecnológicos. As atividades da Coordenação viabilizam a ocorrência das aulas práticas das áreas Química e Biológica dos Cursos: Técnico em Química, Técnico em Controle Ambiental, Bacharelado em Química, Licenciatura em Química, Licenciatura em Física e Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.

          Missão: garantir a segurança de todos os usuários dos ambientes tecnológicos do campus, bem como contribuir de todas as formas possíveis para o desenvolvimento do corpo discente, seja com orientação durante a realização de monitoria em nosso setor, seja com o conhecimento técnico de nossos servidores realizando administração eficaz dos ambientes tecnológicos, participando de projetos e ações integradas a outros setores do campus.

Sob a responsabilidade da Coordenação, atualmente, estão os seguintes ambientes tecnológicos: Laboratório 1 de Química Orgânica (B104), Laboratório de Química Inorgânica (B108), Laboratório de Biologia (B112), Laboratório de Química Analítica Quantitativa e Residuários (B113), Laboratório de Química Geral e Físico-Química (B122), Central Analítica I (B123), Laboratório de Microscopia (B127), Laboratório 2 de Química Orgânica (B129), Laboratório de Análise Qualitativa (B204), Laboratório de Análise Instrumental (B206), Laboratório de Bioquímica (B210), Laboratório de Microbiologia (B212) e Laboratório de Bioensaios (B214). Além disso, a coordenação auxilia na administração dos seguintes espaços: Laboratório 1 de Pesquisa em Química (B124), Laboratório 2 de Pesquisa em Química (B118) e Laboratório de Espectroscopia de Absorção Atômica e Molecular (B120).

A Coordenação realiza também o Controle do Estoque de Reagentes Controlados do campus, atuando junto à Polícia Federal para garantir que o campus tenha Licença de Funcionamento e promovendo as atualizações dos Mapas de Reagentes Controlados que o campus dispõe em seu estoque mensalmente. Atuamos também junto ao Exército Brasileiro para garantir que o campus possa utilizar os reagentes controlados por este órgão.

Em fevereiro de 2020 foi inaugurado um novo espaço no campus Nilópolis, o chamado “Prédio da CoSAAT”, uma grande conquista que melhora o serviço da Coordenação e as questões de segurança do campus, ao ter um local apropriado para o armazenamento dos reagentes controlados, posto que muitos deles oferecem riscos caso não sejam armazenados em local e temperatura adequadas. As novas instalações comportam: um depósito de reagentes controlados pelo Exército Brasileiro e pela Polícia Federal; um depósito de resíduos e vidrarias; um depósito para materiais de limpeza, equipamentos e arquivo; e o escritório da Coordenação.

A equipe da Coordenação é composta por 12 servidores, sendo 8 presentes atualmente no serviço, tendo 2 servidores em afastamento para realização de Doutorado no país, uma servidora em Cooperação Técnica e um servidor em afastamento para realização de Pós-Doutorado no exterior. Uma curiosidade interessante sobre nosso setor é que dos 12 servidores que hoje compõem o quadro de servidores da Coordenação, apenas 1 não é ex-aluno da Instituição.

A seguir podemos ver algumas fotos de parte da rotina dos servidores da coordenação e dos espaços do novo prédio e dos ambientes tecnológicos.

Antigo depósito de reagentes controlados
 

Novo depósito de reagentes controlados.
 

Árvore de Natal Química.
 

Resultado do curso de Preparo de Soluções ofertado aos monitores do setor.

Acompanhamento de procedimento de pesagem durante o curso de Preparo de Soluções.

 

Servidores da coordenação ministrando curso de Tratamento de Resíduos de Laboratório durante a XXII SEMATEC.

Uma parte da “Família CoSAAT” no escritório antigo.

Parte da equipe com o Reitor Rafael Almada e o Diretor Geral Thiago Matos Pinto.

Curso de Segurança em Laboratório para Monitores.

Parte da equipe na inauguração das novas instalações da Coordenação.

Visita do Reitor Rafael Almada às novas instalações da CoSAAT.

Servidor da Coordenação ministrando curso de Noções Básicas de Cromatografia em Fase Gasosa Acoplada à Espectrometria de Massa na XXIV Sematec.

 

Servidores técnicos e docentes na Produção de Álcool 70 °INPM para a campanha #IFRJContraCovid19.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS