Logo IFRJ

CoTPGPG

Coordenação Técnico Pedagógica de Graduação e Pós-Graduação

Sala: A105 - b

      A Coordenação Técnico-Pedagógica da Educação Superior foi instituída em setembro de 2018, com o objetivo de subsidiar as ações da Diretoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, com destaque para as ações relacionadas ao acompanhamento dos estudantes, fornecendo os suportes pedagógico e psicológico necessários para acompanhamento das atividades escolares e desenvolvimento cognitivo, fazendo a interlocução com os professores, Secretaria de Ensino de Graduação e familiares, quando necessário.

       O setor é constituído por duas pedagogas e uma psicóloga, com atendimento prioritário a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, a partir das demandas apresentadas.
Importante destacar que, antes da criação da CoTP da Educação Superior, o atendimento aos alunos de todos os níveis de ensino da instituição era realizado pela Coordenação Técnico Pedagógica, que agora passa a chamar CoTP do Ensino Médio e Técnico.

    Uma ação importante que está sendo iniciada é o Projeto CONCLUA, que tem por nalidade acompanhar o itinerário formativo dos estudantes com di culdades de concluir o curso de graduação e orientá-los no sentido de buscar estratégias para conclusão do curso.

      Para 2019, estamos organizando o Planejamento Pedagógico de início dos semestres letivos, além do Acolhimento aos Ingressantes.
Outra ação relevante serão as “Rodas de Conversa”, uma atividade planejada pela nossa equipe para discussão de temas especí cos, de interesse dos estudantes, em horários que oportunizem a participação dos mesmos, em pequenos grupos.

      O Projeto Eu no IF! também compõe o conjunto de ações para 2019. Ele está dividido em duas frentes:
ingressantes e veteranos. O primeiro consiste em o cinas voltadas aos alunos ingressantes com o objetivo de situar esses alunos na nova realidade em que estão inseridos: A Educação Superior; o segundo leva em consideração o protagonismo dos veteranos, objetivando divulgar os cursos de graduação aos nossos alunos do ensino médio e aos alunos das escolas do entorno, por meio de feiras de pro ssões e palestras dos próprios alunos.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS