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Pós-Graduação Stricto Sensu

 

Cursos de pós-graduação Stricto Sensu do campos Nilópolis do IFRJ

 

Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências 

Coordenadora do Programa: Profª. Drª. Giselle Rôças de Souza Fonseca

E-mail: giselle.rocas@ifrj.edu.br

 

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Coordenadora do Programa: 

Profª. Drª. Eline Deccache Maia;

e-mail: eline.maia@ifrj.edu.br

 

Doutorado Profissional em Ensino de Ciências

(Edital) novo

Inscrições de 10/01/2019 a 30/01/2019.

Doutorado Profissional em Ensino de Ciências

Aprovado com nota 5 na reunião 181o do Conselho Técnico Cientifico da CAPES (novembro de 2018).

Característica e Objetivos

O Curso de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências é de natureza interdisciplinar e visa formar profissionais pesquisadores que possam conduzir projetos de desenvolvimento e investigação e produzir conhecimento de forma autônoma, aprofundando conhecimentos científicos, culturais, artísticos e/ou tecnológicos por meio de um estudo prático e/ou metodológico, com base em um referencial teórico, tendo como finalidade a elaboração e a apresentação de uma tese e um produto educacional.

Público Alvo

O Doutorado Profissional em Ensino de Ciências é dirigido aos profissionais portadores de diploma de graduação obtido em cursos reconhecidos pelo MEC, em especial aos licenciados das ciências da natureza e matemática que atuem na educação formal (educação básica ou superior) ou não formal. Aos profissionais não licenciados deve ser comprovada a associação de seus trabalhos com a educação formal (educação básica ou superior) ou não-formal, ou o envolvimento em ações e/ou projetos que permeiam a discussão do ensino de ciências. Todos com titulação de mestre de cursos recomendados pela CAPES. Destacamos que o objeto de estudo da Tese, independente da área de formação, deve estar fortemente atrelado às LINHAS E PROJETOS DE PESQUISA DO CURSO, envolvendo de forma clara e consistente o ensino de ciências.

Dias e atividades do curso

As atividades do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências ocorrerão às quartas-feiras com as disciplinas obrigatórias no período diurno (manhã e tarde), sendo obrigatório que esse dia esteja disponibilizado desde o primeiro semestre letivo. As disciplinas optativas são ofertadas às quintas ou sextas-feiras no período diurno (manhã e tarde), que serão cursadas conforme o plano de estudo aprovado pelo orientador. As reuniões do grupo de pesquisa serão em dias e horários a serem definidos pelo orientador.

 

 

LINHA DE PESQUISA 1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Discute a formação inicial e continuada de professores de ciências, a partir da análise curricular e histórica, bem como os processos de divulgação e popularização da ciência envolvidos nesse processo de formação dos professores.

Projetos de pesquisa

1.1 A divulgação científica na formação de professores de ciências

Investiga a presença do ensino de ciências desenvolvido nos espaços formais e não formais, especialmente os Centros de Ciências e Museus, dedicando-se aos processos de elaboração e divulgação do conhecimento científico, além de avaliar o processo de popularização da ciência durante a formação inicial e continuada dos professores de ciências.

1.2 Formação de professores de ensino de ciências

Investiga as ações de ensino de ciências desenvolvidas nos espaços formais de ensino, analisando aspectos referentes à formação inicial e continuada dos professores de ciências.

LINHA DE PESQUISA 2

PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Objetiva fomentar estudos em ensino de ciências nos seus aspectos, abordando as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e a produção de material didático entre outros elementos.

Projetos de pesquisa

2.1 Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente

Avalia as mediações efetuadas pelos professores de ciências nas diretrizes curriculares, associando os aspectos do ambiente e da saúde, além de refletir sobre os elementos históricos e sociológicos da construção do conhecimento científico, no que tange as temáticas citadas.

2.2 Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza

Discute o ensino de física e química, complementando e aprofundando conhecimentos adquiridos na graduação, com vistas a avaliar a utilização de recursos de informática, multimídia e vídeo, além do desenvolvimento de materiais didáticos e experimentos.

LINHA DE PESQUISA 3

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA CONTEMPORANEIDADE

Reflete os desafios atuais do Ensino de Ciências, discutindo tanto a teorização e aplicação na Educação Básica e Ensino Superior, quanto os conteúdos que o circunscreve: o trabalho docente; as novas fronteiras e desenvolvimento de pesquisas e teorias; a utilização de novos procedimentos e tecnologias; as novas práticas pedagógicas; as políticas públicas; os elementos sobre inclusão e exclusão; a inter e transdisciplinaridade; os desafios sociológicos, filosóficos e epistemológicos.

Projetos de pesquisa

3.1 Aspectos inovadores do ensino de ciências

Investiga os aspectos mais recentes e potencialmente inovadores em Ensino de Ciências. Procura os conteúdos de ponta realizados na área de Ciências com a intenção de refleti-los no Ensino e na Aprendizagem em Ciências, como também em relação às políticas públicas.

3.2 História, filosofia e sociologia da ciência

Investiga as relações existentes entre as Ciências Humanas e Filosofia com a área de Ciências, principalmente no aspecto educacional, mas também em relação ao conteúdo interdisciplinar e suas implicações epistemológicas. Considera tanto o processo histórico dessa relação quanto os desafios da contemporaneidade.

 
 
 

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