Logo IFRJ

EXPOCANP/SEMATEC

APRESENTAÇÃO

A Exposição Técnico-Científica do Colégio Agrícola Nilo Peçanha (EXPOCANP) nasceu em 1999, idealizada pelos servidores Cristiane Oliveira, Jorge Baronto, Aníbal dos Santos, Marlon Sarubi e Almir Ferreira. Seu objetivo era expor à comunidade local as tecnologias e atividades realizadas nas aulas, promovendo a integração entre os participantes. Com a criação do IFRJ, a EXPOCANP adquiriu o caráter de semana acadêmica e passou a se chamar EXPOCANP/SEMATEC.

A EXPOCANP/SEMATEC é um evento acadêmico anual do IFRJ - Campus Pinheiral, que tem como principal objetivo divulgar conhecimento científico e oferecer atividades complementares que enriquecem e aprimoram a variedade de experiências nas diversas áreas do conhecimento.

Em 2024, a edição XXVI EXPOCANP/VIII SEMATEC ocorrerá de 21 a 26 de outubro, na modalidade presencial, e oferecerá palestras e oficinas com pesquisadores de diversas áreas que atuam na contribuição do desenvolvimento no âmbito científico, cultural e tecnológico da nossa sociedade. Além disso, teremos apresentações de trabalhos de estudantes e orientadores, no formato de pôsteres e/ou de painéis (exposições de fotos, maquetes, cartazes, jogos etc.).

Nos dias 21, 22, 23, 24 e 25 de outubro, teremos atividades acadêmicas, científicas, esportivas e culturais que ocorrerão, preferencialmente, em três horários, distribuídos em dois turnos (13h às 15h, 15h30 às 17h30 e 19h às 21h). Algumas atividades pontuais poderão ser ofertadas pela manhã.

No sábado, 26 de outubro, das 9h às 15h, teremos apresentação e avaliação dos trabalhos, cujos resumos devem ser submetidos de acordo com o modelo e cronograma.

A programação completa das atividades e apresentações será divulgada em breve.

 

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

A participação na EXPOCANP/SEMATEC é obrigatória, correspondendo às atividades letivas dos cursos.

Para acessar o edital, clique aqui.

 

1) PRESENÇA NAS ATIVIDADES:

 

Os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados e Concomitantes deverão participar obrigatoriamente de 1 (uma) atividade por dia, cumprindo o mínimo de 5 (cinco) atividades ao longo da semana. Para os estudantes que atingirem o requisito mínimo de participação, serão atribuídos 2,0 (dois) pontos para compor a nota do bimestre corrente em todas as disciplinas. Os pontos serão fracionados caso o estudante não atinja o mínimo de participação.

Estudantes dos cursos técnicos, dos cursos de graduação e de pós-graduação que participarem das atividades serão certificados. 

Para estudantes do ensino superior, a certificação conta como horas de atividades complementares. A pontuação nas disciplinas será facultativa, tendo cada professor autonomia para determinar se e como irá pontuar em suas disciplinas.

Para participar das atividades e fazer jus à pontuação, os estudantes devem se inscrever previamente nas atividades e registrar a sua presença. Não será garantido o registro da presença e a emissão de certificados para estudantes que participarem de atividades as quais não se inscreveu. O cronograma de atividades e seus formulários de inscrição serão divulgados aqui em breve.

ATENÇÃOA participação dos estudantes na Jornada Jovens Talentos da FAPERJ e no Jemupi será computada como presença em atividade da EXPOCANP/SEMATEC. Os alunos apresentadores de trabalho e atletas desses eventos terão a sua presença verificada e contabilizada como presença também na EXPOCANP.

 

2) APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

 

Os estudantes bolsistas dos Editais Integrados do IFRJ e Programa Jovens Talentos (Faperj) devem, obrigatoriamente, apresentar o trabalho referente ao seu projeto no Evento. 

Os estudantes que não participam diretamente dos programas de incentivo à pesquisa e extensão descritos acima não têm obrigatoriedade de apresentar trabalhos, mas têm obrigatoriedade de participar das demais atividades. Caso o estudante opte por apresentar trabalho, ele poderá receber até 1,0 (um) ponto extra na média do bimestre, para alunos do ensino técnico integrado e/ou concomitante/subsequente, mediante avaliação, além do certificado de apresentação.

 

Orientadores devem submeter os resumos no período de 09/08/24 a 20/09/24, conforme orientações a seguir.

 

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS

A apresentação dos trabalhos será realizada no sábado, dia 26 de outubro de 2024, das 9h às 15h.

Serão aceitas apresentações de trabalhos oriundos de projetos em desenvolvimento ou concluídos e de trabalhos diversos realizados sob orientação de servidores. Não serão aceitas apresentações de projetos não iniciados.

Para a submissão do resumo, no período de 09/08/24 a 20/09/24, o(a) orientador(a) deverá seguir as recomendações abaixo.

  1. Utilizar o Modelo de Resumo - EXPOCANP 2024, que contém as regras de formatação e pode ser obtido clicando aqui.
  2. Organizar as informações do trabalho em: título, autores, colaboradores (se houver), resumo, palavras-chave, área de conhecimento e financiamento (se houver).
  3. Incluir o mínimo de 1 (um) estudante e o máximo de 8 (oito). Faz-se necessário nome completo, turma, curso e e-mail válido dos estudantes;
  4. A submissão dos trabalhos deve ser feita, exclusivamente pelo orientador, por meio de formulário eletrônico clicando aqui.

Trabalhos externos (de outras instituições) devem ser submetidos, exclusivamente pelo orientador, por meio de formulário eletrônico clicando aqui.

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Esse ano não será obrigatória a utilização de pôsteres na apresentação dos trabalhos. Embora seja o formato mais comum e recomendado para a apresentação de trabalhos científicos, o grupo poderá usar a criatividade para confeccionar outros tipos de materiais visuais, como cartazes, murais, maquetes etc, desde que contenha o título do trabalho e a identificação dos autores.

Caso o grupo opte pela apresentação utilizando pôsteres, eles devem ser confeccionados na dimensão de 0,90 m de largura por 1,20 m de altura em papel ou lona (impresso). A diagramação e a escolha das fontes, cores, imagens e objetos que compõem o pôster devem considerar a visualização do trabalho à distância de um metro. Mencionar apoio quando for o caso. 

Para acessar o modelo de banner de projeto de pesquisa, clique aqui.

Para acessar o modelo de banner de projeto de extensão, clique aqui.

A necessidade de materiais de apoio (mesas e cadeiras extras, porta banner, extensão, fonte de energia elétrica, ponto de água etc.) deve ser especificada no momento da submissão do resumo.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os seguintes critérios serão utilizados na avaliação dos trabalhos:

a) qualidade da escrita e organização;

b) desenvolvimento do tema;

c) qualidade da apresentação;

d) domínio de conteúdo;

e) consistência na arguição.

NOVO! Para saber onde seu trabalho ficará alocado no Campus, clique aqui.

 

INSCRIÇÃO EM ATIVIDADES

Instruções para preenchimento do formulário de solicitação de inscrição e participação em atividades da EXPOCANP/SEMATEC 2024:

- Cada estudante deverá escolher, obrigatoriamente, pelo menos uma atividade  por dia, considerando que temos 3 horários disponíveis: 13h, 15h ou 19h.

          - Caso tenha participado de mais de uma atividade no mesmo dia, não estará isento de participar nos demais dias.

- Caso queira fazer apenas uma atividade por dia, por exemplo, às 13h, deverá marcar a opção nenhuma para os demais horários.

- Haverá sorteio para aquelas atividades com um número de inscritos maior do que o número de vagas.

         - Após o sorteio, será publicada, nessa página, a listagem com os nomes contemplados com as vagas em cada atividade.

- Haverá uma segunda rodada de inscrições, presencial, para repescagem de vagas que não forem preenchidas ou que forem realocadas, em data e local a serem divulgados posteriormente neste site.

- Caso o aluno preencha o formulário de inscrições mais de uma vez, apenas o último e mais atualizado registro de solicitação de inscrição será validado. 

- A pontuação referente a participação nas atividades (para estudantes dos cursos técnicos) será proporcional à frequência nas atividades que estiver presente nas quais foi inscrito ou a qual foi alocado.

- Não falte às atividades em que estiver inscrito e não se inscreva em atividades em que não tiver certeza de que poderá participar.

- Caso seja efetivada a inscrição e confirmada na listagem, a falta em uma atividade extra, além das 5 atividades obrigatórias (uma por dia), acarretará em perda de 0,4 na pontuação de participação das atividades.

ATENÇÃO: A atividade intitulada "Click Perfeito: Desvendando o mundo da fotografia retrato" que acontecerá às 15h de quinta-feira (24/10) teve o local alterado para Laboratório 9 de informática (prédio da graduação).

NOVO! Para acessar a programação oficial do evento e os locais onde cada atividade acontecerá, clique aqui.

O preenchimento do formulário de solicitação de inscrição apenas indica suas preferências de participação nas atividades e solicita sua inscrição, porém não garante sua participação nas atividades escolhidas. Os eventos que tiveram mais inscritos do que vagas disponíveis foram sorteados pela Comissão Organizadora para preenchimento das vagas. A segunda rodada de inscrições aconteceu presencialmente nos dias 02, 03 e 04 de outubro na DEPPI.

NOVO! Para acessar a listagem das atividades com os nomes dos alunos contemplados nas vagas, clique aqui.

 

Atenciosamente,

Comissão organizadora - EXPOCANP 2024

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a comissão organizadora do evento pelo e-mail expocanp.cpin@ifrj.edu.br.  Contamos com sua participação! 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS