Logo IFRJ

Formaturas

DATAS / HORÁRIOS

As cerimônias de formatura acontecerão no Auditório do campus.
Por questões de infraestrutura e de pessoal, o uso da quadra para a cerimônia não está autorizado.

Reforçamos que é necessário chegar com, no mínimo, 1 hora de antecedência, para vestir beca, tirar fotos, etc. Confira o cronograma.

  • 23/02/2024, às 19h - Agropecuária 
  • 01/03/2024 às 19h - Informática 
  • 08/03/2024,às 19h - Meio Ambiente
  • 15/03/2024, às 19h - Agroindústria 
  • 05/04/2024, às 19h - Administração / Paisagismo 
     

    Caso a turma opte por oferecer um cooffe break para os convidados, a autorização para este momento, se dará mediante a concordância com as seguintes condições:

    a)    aviso prévio, com antecedência mínima de 15 dias, à Direção através do e-mail dg.cpin@ifrj.edu.br

    b)    neste e-mail, os formandos deverão informar quem ficará responsável pela limpeza dos restos de comida e descartáveis. Não temos pessoal em horário de trabalho após a formatura e esse tipo de limpeza precisa ser imediata.

    c)  não temos condições de ceder o uso da cozinha do restaurante do campus. Não temos funcionário em horário de trabalho neste período no setor e seus os equipamentos, que são industriais, precisam de conhecimentos específicos, além da necessidade de alguém para se responsabilizar por eles.

    d ) Não está autorizada a retirada de nenhum equipamento do campus do seu local de origem.

 

CURSOS TÉCNICOS

As datas e horários das formaturas são definidas pela equipe diretiva do campus e poderão ser sorteadas, em caso de necessidade.

CURSOS SUPERIORES

As datas e horários das formaturas são definidas pela Reitoria do IFRJ, de acordo com a agenda do Reitor ou do seu representante legal. 

 

FORMATURA / DIPLOMA

 

CURSOS TÉCNICOS

A formatura dos cursos técnicos é um ato simbólico, portanto, o estudante poderá obter o diploma mesmo que não participe da cerimônia de colação de grau.

Para a obtenção do diploma, os estudantes devem procurar a Secretaria de Ensino Médio e Técnico para mais informações.

Atenção! Só poderá participar da cerimônia, como formando, o estudante aprovado em todas as disciplinas e, caso seja uma exigência do curso, tiver cumprido as horas de estágio.

 

CURSOS SUPERIORES

A presença na colação de grau é obrigatória. Sem ela, o diploma não pode ser emitido. 

Para mais informações, procure a Secretaria de Graduação.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • O campus não fornece becas e canudos.
  • A capacidade do auditório é de 180 pessoas, o número de convidados devem considerar esse quantitativo.

CURSOS TÉCNICOS

 

ROTEIRO DO CERIMONIAL

Geral

Direção

 

NOMES PARA O CERIMONIAL

É de responsabilidade dos formandos enviar para o responsável pelo cerimonial, com antecedência de 5 dias úteis:

- os nomes completos, em ordem alfabética, dos formandos que participarão da formatura

- os nomes completos das seguintes representações:

A. Patrono do  curso*

B. Paraninfo da turma**

C. Formando juramentista do curso

D. Formando Orador da turmas 

E. Professor homenageado / funcionário homenageado

*Patrono(a) – Personalidade de destaque na vida da curso.

**Paraninfo(a) – É aquele que apadrinha. É a homenagem mais importante que um docente pode receber na ocasião da outorga ou da solenidade de conclusão de curso. Personalidade de referência para o período em que os alunos estiveram na instituição. É aquela pessoa que representa a turma na solenidade.

Atenção! campus divulgará as datas das formaturas aos servidores. Mas, é de responsabilidade dos formandos, convidar os professores e técnico-administrativos homenageados e/ou que desejarem a presença nas cerimônias.

 

MÚSICAS

Os formandos poderão selecionar músicas para os seguintes momentos:

Sugerimos a criação de uma lista na ordem acima no Spotify. É necessário enviar a listagem das músicas para o responsável pelo cerimonial até 5 dias úteis antes da cerimônia. Caso contrário, a organização do evento, selecionar a playlist.

  • Composição da mesa solene (uma música por formatura)
  • Entrada dos formandos (uma música por turma)
  • Homenagens, se houver (uma música por turma
  • Entrada simbólica dos diplomas (indicar até 3 músicas, listadas por ordem de prioridade por turma)*
  • Encerramento (uma música por formatura)

* Não é permitido a seleção de uma música por formando.

O operador de som é um estudante / monitor que não está habilitado para esse formato de seleção e apresentação de músicas.
Respeitando essa determinação, minimizamos erros na formatura, oferecemos fluidez à cerimônia e, principalmente, não ultrapassamos os limites da nossa equipe.

Mesmo que as músicas sejam compiladas em um arquivo só, é difícil prever ao certo o tempo que cada um levará para subir e descer do palco. 

Observação: As músicas não podem conter apologia às drogas, incitação ao crime, palavras de cunho sexual, com qualquer tipo de preconceito ou linguagem de baixo nível como palavrões.

 

JURAMENTOS

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Agroindústria

Agropecuária

Informática

Meio Ambiente

 

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES E SUBQUENTES

Administração

Paisagismo

 

CURSO SUPERIOR

 

Bacharelado em Agronomia

Licenciatura em Computação
 

Licenciatura em Ciências Biológicas

 

CORES DAS FAIXAS

Confira

ORIENTAÇÕES PARA O DIA DA CERIMÔNIA
 

- Os formandos entram em fila no auditório. Organizados por ordem alfabética de cada turma e com o capelo na mão esquerda, na altura da cintura, próxima à faixa.

- O capelo só será colocado na cabeça após o juramentista receber a outorga de grau, ou seja, após o juramento.

- O capelo fica numa posição em que a ponta onde está a tira que cai do capelo fica do lado ESQUERDO.

- A faixa do curso também se posiciona à ESQUERDA, em consonância com a tira do capelo.

-No momento do juramento, os concluintes devem levantar o braço direito na altura do ombro e repetirem o juramento, lido pelo juramentista

ORIENTAÇÕES PARA PRESTADORES DE SERVIÇO

A contratação de prestadores de serviço (fotos, decoração, locação de becas /canudos e cerimonial), caso optem por esse serviço é de responsabilidades dos estudantes.

A empresa deve informar ao campus pelo e-mail ascom.cpin@ifrj.edu.br suas necessidades como liberação de espaços e horários.
 

GUIA DE EVENTOS, CERIMONIAL E PROTOCOLO 
 

Confira

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS