Logo IFRJ

Técnico

Provas e Gabaritos

 

Processo Seletivo 2023 - Prova | Gabarito

Processo Seletivo 2021 - Prova A | Prova B | Gabarito

Processo Seletivo 2020 - Prova | Gabarito

Processo Seletivo 2019 - Prova | Gabarito

Processo Seletivo 2018 - Prova | Gabarito

Processo Seletivo 2017 - Prova | Gabarito

Processo Seletivo 2016 - Prova | Gabarito

Processo Seletivo 2015 - Prova | Gabarito

 

 

Cursos técnicos integrados


Os cursos integrados oferecem, em uma única matriz curricular, o Ensino Médio e o Ensino Profissionalizante.

O Campus Pinheiral oferece os seguintes cursos técnicos na modalidade integrada:

 

Agroindústria


O Curso Técnico em Agroindústria é oferecido de forma Integrada ao Ensino Médio. As disciplinas são planejadas e organizadas, buscando a formação integral do estudante e unindo a teoria e a prática na formação do profissional. O técnico em Agroindústria atua operacionalizando o processamento de alimentos nas áreas de laticínios, carnes, beneficiamento de grãos, cereais, bebidas, frutas e hortaliças; auxilia e atua na elaboração, aplicação e avaliação de programas preventivos, de higienização e sanitização da produção agroindustrial; atua em sistemas para a diminuição do impacto ambiental dos processos de produção agroindustrial; acompanha o programa de manutenção de equipamentos na agroindústria; implementa e gerencia sistemas de controle de qualidade; identifica e aplica técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos, podendo trabalhar de forma autônoma ou como empregado no comércio ou escolas, hospitais e indústrias que trabalhem com a manipulação, o beneficiamento e o processamento de alimentos de origem animal e vegetal.

Conheça mais sobre o curso, acesse o link.

 

Agropecuária


No Curso Técnico em Agropecuária é oferecido de forma integrada ao Ensino Médio. As disciplinas são planejadas e organizadas, buscando a formação integral do estudante e unindo a teoria e a prática na formação do profissional. As aulas, em sua maioria, são teórico-práticas, ambientadas nas Unidades Educativas de Produção Agropecuária do campus. O Técnico em Agropecuária tem competência para planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases de projetos agropecuários; administrar propriedades rurais; elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção agropecuária; fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Esse profissional pode atuar em propriedades rurais, empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, empresas e instituições públicas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, parques, reservas naturais e outros.

Conheça mais sobre o curso, acesse o link.
 

 

Informática


O Curso Técnico em Informática é desenvolvido de acordo com as tendências tecnológicas da região em consonância com as demandas dos setores produtivos. O objetivo do curso é formar profissionais que possam atuar em empresas desenvolvedoras de softwares aplicativos, empresas prestadoras de serviço de suporte aos usuários, cursos de informática, comércio de tecnologia. O técnico em Informática poderá, também, empreender seu próprio negócio, a partir do desenvolvimento de programas de computador, de acordo com as especificações da lógica de programação e das linguagens de programação; da utilização de ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e bancos de dados; da realização de testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados e executar a manutenção de computadores implantados

Conheça mais sobre o curso, acesse o link.

 
Meio Ambiente 


A área profissional de meio ambiente foi criada para atender as novas tendências dos setores produtivos que hoje buscam agregar aos seus produtos ou serviços o conceito de qualidade ambiental. Diante desse quadro, torna-se necessária a formação de profissionais que atuem na gestão ambiental, com ênfase no modelo de desenvolvimento sustentável. O curso Técnico em Meio Ambiente habilita profissionais para atuarem em indústrias e em organizações não-governamentais (ONGs); em programas de conservação e educação ambientais; em estações de tratamento de água e de efluentes; em centros de pesquisa, órgãos de fiscalização, laboratórios de controle de qualidade; no monitoramento de parâmetros ambientais; e em consultoria para a elaboração de estudos de impacto ambiental e melhoria dos processos produtivos.
O objetivo geral do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do Campus Arraial do Cabo é formar técnicos de nível médio, no Eixo Tecnológico “Ambiente e Saúde”, na habilitação “Técnico em Meio Ambiente”, competentes técnica, ética e politicamente.

Conheça mais sobre o curso, acesse o link.
 

 

Cursos técnicos concomitantes / subsequentes 

Os cursos técnicos na modalidade concomitante / subsequente são destinados a estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou tenham concluído esse nível de ensino.

O Campus Pinheiral oferece os seguintes cursos técnicos na modalidade concomitante / subsequente:

 

Administração 


O curso Técnico em Administração é oferecido a estudantes que tenham concluído o ensino médio ou que estejam cursando, no mínimo, o 2° ano desse nível de ensino. O curso tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio com conhecimentos e competências essenciais para o exercício da profissão na área de administração, responsabilizando-se pela execução das atividades de apoio administrativo, com atuação nas diferentes áreas da organização. O Técnico em Administração executa funções de apoio administrativo tais como: protocolo e arquivo; confecção e expedição de documentos administrativos; controle de estoques e operação de sistemas de informação gerencial de pessoal e material.

Conheça mais sobre o curso, acesse o link.

 

Paisagismo 


O Curso Técnico em Paisagismo é oferecido a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio ou que estejam cursando, no mínimo, o 2° ano desse nível de ensino em outra instituição de ensino. Tem como objetivo formar profissionais críticos e responsáveis na área de Paisagismo, capazes de planejar e implantar projetos de paisagismo e atividades de jardinagem, atendendo às demandas da sociedade com respeito ao meio ambiente, bem como gerenciar ou participar do gerenciamento de empresas. Os concluintes do Curso Técnico em Paisagismo, levando em consideração os princípios éticos em todas as situações, devem ser profissionais com competências que integram o conhecimento científico e tecnológico à capacidade de atuação no planejamento e gestão das atividades propostas para o exercício da profissão na área de Paisagismo e Jardinagem.

Conheça mais sobre o curso, acesse o link.

 

 

Secretaria de Ensino Médio e Técnico

(24)3356-8204
 
semt.cpin@ifrj.edu.br

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS