São atribuições da PRODIN:
I – Assessorar o Reitor nas estratégias de articulação, integração e desenvolvimento institucional;
II – Propor alternativas de gestão em conformidade com as demandas da sociedade;
III – Promover a regulamentação de normas nas áreas de desenvolvimento institucional, gestão de pessoas e tecnologia da informação e comunicação;
IV – Monitorar a produção de dados, informações e procedimentos institucionais, disponibilizando-os na forma de conhecimento estratégico;
V – Promover a articulação das Pró-Reitorias, das Diretorias Sistêmicas e dos Campi, visando o desenvolvimento de programas, projetos e ações estratégicas institucionais;
VI – Supervisionar a gestão de documentos institucionais e as tecnologias de informação;
VII – Promover a qualidade de vida, a sustentabilidade e a segurança dos servidores;
VIII – Supervisionar o acesso, a movimentação, a capacitação e interesses legais dos servidores;
IX – Coordenar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; Relatório de Gestão e Planejamento Estratégico;
X – Coordenar, monitorar e avaliar o PDI, propondo ações corretivas;
XI – Avaliar, desenvolver e disseminar as melhores práticas de gestão;
XII – Desenvolver outras atribuições afins ao desenvolvimento institucional.