DESTAQUE!
1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1.1 PLANEJAMENTO
- Monitoramento e avaliação da Política de Metas e Resultados do IFRJ (Planejamento Estratégico 2017-2021 e Plano de Metas 2018-2022 - Matriz GUT);
- Lançamento de metas, acompanhamento de resultados e emissão de relatórios no SIGPP (Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos);
- Atualização dos Projetos Estratégicos do IFRJ;
- Implementação de ações de validação e melhoria no tratamento dos indicadores acadêmicos, em especial os validados no Planejamento Estratégico 2017-2021;
- Remodelagem do sistema acadêmico e aprimoramento do rigor quanto à alimentação e padronização dos dados acadêmicos, visando o atingimento de determinados objetivos estratégicos, expressos no Planejamento Estratégico 2017-2021
1.2 GOVERNANÇA
- Disseminação da cultura de Gestão de Processos no IFRJ que já atuou em 18 das 35 áreas existentes na Reitoria;
- Contribuição para a Gestão do Conhecimento institucional através do registro do conhecimento de como os processos funcionam em cada setor;
- Promoção da Gestão de Riscos no Instituto através da publicação da Política de Gestão de Riscos e da criação de um comitê para tratar de riscos, governança e controles
1.3 INDICADORES E AVALIAÇÃO
- Criação da seguintes Comissões nos Campi: Heteroidentificação Racial, Processos Seletivos e Concursos Públicos e Avaliação da Deficiência Declarada;
- Treinamento para Heteroidentificação Racial através de Oficinas;
- Unificação dos Editais para Contratação de Prof. Substituto e Pós-graduação(Lato Sensu e Stricto Sensu);
- Realização anual dos Censos da Educação Básica e da Educação Superior - INEP/MEC
- Acompanhamento e orientação/capacitação nos assuntos referentes a dados acadêmicos nos seguintes sistemas externos: Sistema e-MEC (SERES/MEC), SISTEC e Plataforma Nilo Peçanha (SETEC/MEC); Educacenso e Censup (DEED/INEP/MEC) e Sistema ENADE (DAES/INEP/MEC);
- Capacitação dos novos Coordenadores das Secretarias Acadêmicas e equipe para operacionalizar o SISTEC e preencher a planilha de coleta quantitativa
1.4 DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
- Organização e consolidação de Revisão do Regimento Geral;
- Programa de Gestão do Conhecimento Institucional;
- Organização e consolidação do Relatório de Gestão 2019
1.5 ARQUIVOS E PROCESSOS ELETRÔNICOS
- Melhorias na abertura dos processos eletrônicos, trabalho em parceria com outros setores para: padronização dos formulários/requerimentos, participação na otimização dos fluxos, publicação de orientações e procedimentos no site do IFRJ;
- Capacitação e reciclagem dos usuários do SIPAC (Módulo Protocolo);
- Elaboração do Portal de Gestão de Arquivos e Processos Eletrônicos com foco na sistematização do conhecimento institucional
2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
2.1 GERENCIAMENTO
- Gerenciamento de atividades relacionadas ao desenvolvimento e manutenção das soluções de TIC;
- Planejamento de projetos de desenvolvimento e manutenção de sistemas;
- Administração de recursos utilizados pelas soluções de TIC
2.2 INFRAESTRUTURA
- Migração total do Datacenter para o prédio da Reitoria Centro;
- Reconfiguração dos ativos de rede e centralização da rede MPLS na Reitoria Centro;
- Ativação da nova solução de segurança Sophos e dos novos servidores para o Datacenter;
- Centralização do backup dos dados dos ADs no Datacenter;
- Estudo técnico para solução de cloud em nuvem;
- Estudo técnico para solução de atualização do VMWARE do Datacenter
2.3 DESENVOLVIMENTO
- Criação e desenvolvimento de novas funcionalidades para os sistemas SIGAA, SIGRH e SIPAC;
- Padronizando das etapas de desenvolvimento de sistemas com implementação de novas tecnologias;
- Manutenção de sistemas legados acadêmicos, administrativos e de apoio
2.4 SUPORTE
- Atualização das estações de trabalho para Windows 10;
- Manutenção dos Notebooks e computadores parados
3 GESTÃO DE PESSOAS
3.1 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
- Elaboração anual do Plano de Desenvolvimento de Pessoas;
- Coordenação de Comitê de Gestão de Pessoas;
- Promoção de ações de capacitação;
- Elaboração anual de Edital para afastamento para pós-graduação stricto sensu
3.2 SAÚDE DO TRABALHADOR
- Promoção de Saúde do Servidor – Link: https://portal.ifrj.edu.br/prodin/dgp/cst/sobre-promocao-saude-ifrj
- Perícias Oficiais em Saúde – Link: https://portal.ifrj.edu.br/prodin/dgp/cst/pericia-oficial-saude
- Exames Periódicos em Saúde – Link: https://portal.ifrj.edu.br/prodin/dgp/cst/exames-periodicos-saude
- Grupo de Discussão das Relações de Trabalho – Link: https://portal.ifrj.edu.br/prodin/dgp/cst/relacoes-trabalho
3.3 SEGURANÇA DO TRABALHO
- Elaboração de Laudos Técnicos: Insalubridade, Periculosidade, Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT;
- Realização de Inspeções de Segurança e Ações educativas na área de Segurança;
- Avaliações periódicas para adequação à legislação, vinculada à Segurança;
- Investigação, análise de acidentes, com as propostas de medidas de prevenção e controle;
- Realização de análise de riscos dos ambientes administrativos e tecnológicos do IFRJ
3.4 GESTÃO AMBIENTAL
- Apoio técnico aos processos de regularização ambiental e promoção da sustentabilidade socioambiental na Reitoria e nos Campi;
- Ações diversas de sensibilização quanto à sustentabilidade, economia de recursos, solidariedade e qualidade de vida no IFRJ;
- Ações diversas de destinação correta de resíduos pós consumo
3.5 MOVIMENTAÇÃO
- Ações para a realização do Banco de Interesse de Remoção (BIR) e de Redistribuição (BIRE);
- Procedimentos relativos à anistia, composição da força de trabalho, cessão, colaboração técnica, requisição e exercício provisório
3.6 CADASTRO
- Cadastro de todas as ações relacionadas à vida funcional do servidor junto aos sistemas SIAPE, SIGRH, SIGEPE, SIORG e E-PESSOAL/TCU;
- Procedimentos relacionados a inclusão e exclusão de servidores permanentes e professores contratados;
- Publicação na Imprensa Nacional e atualização do boletim de serviço;
- Ações de reposição ao erário;
- Integração mensal entre os sistemas SIAPE e SIGRH
3.7 PAGAMENTO
- Acertos em folha de pagamento de processos que resultam em evolução funcional de servidores ativos;
- Procedimentos de cálculo e pagamento de exercícios anteriores;
- Adequação do sistema de folha de pagamento
3.8 DEMANDA JUDICIAL, PREVIDENCIÁRIA E AUDITORIAS
- Atendimento a demandas previdenciárias;
- Atendimento a auditorias da CGU, do TCU e da Auditoria Interna referentes à Gestão de Pessoas;
- Fornecimento de subsídios em processos judiciais referentes aos servidores, aposentados e pensionistas
3.9 ADMISSÃO
- Procedimentos para a admissão de novos servidores para o quadro de servidor permanente e professor contratado;
- Procedimentos para admissão e exclusão de estagiários
3.10 Programa de Concessão de Auxílio Conectividade em Caráter Emergencial aos Servidores do IFRJ
- Lista dos servidores contemplados pelo edital de conectividade do IFRJ.