Logo IFRJ

Principais Ações

 

DESTAQUE!

 

Levantamento Prodin 2021

 

 

1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1.1 PLANEJAMENTO

- Monitoramento e avaliação da Política de Metas e Resultados do IFRJ (Planejamento Estratégico 2017-2021 e Plano de Metas 2018-2022 - Matriz GUT);

- Lançamento de metas, acompanhamento de resultados e emissão de relatórios no SIGPP (Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos);

- Atualização dos Projetos Estratégicos do IFRJ;

- Implementação de ações de validação e melhoria no tratamento dos indicadores acadêmicos, em especial os validados no Planejamento Estratégico 2017-2021;

- Remodelagem do sistema acadêmico e aprimoramento do rigor quanto à alimentação e padronização dos dados acadêmicos, visando o atingimento de determinados objetivos estratégicos, expressos no Planejamento Estratégico 2017-2021

1.2 GOVERNANÇA

- Disseminação da cultura de Gestão de Processos no IFRJ que já atuou em 18 das 35 áreas existentes na Reitoria;

- Contribuição para a Gestão do Conhecimento institucional através do registro do conhecimento de como os processos funcionam em cada setor;

- Promoção da Gestão de Riscos no Instituto através da publicação da Política de Gestão de Riscos e da criação de um comitê para tratar de riscos, governança e controles

1.3 INDICADORES E AVALIAÇÃO

- Criação da seguintes Comissões nos Campi: Heteroidentificação Racial, Processos Seletivos e Concursos Públicos e Avaliação da Deficiência Declarada;

- Treinamento para Heteroidentificação Racial através de Oficinas;

- Unificação dos Editais para Contratação de Prof. Substituto e Pós-graduação(Lato Sensu e Stricto Sensu);

- Realização anual dos Censos da Educação Básica e da Educação Superior - INEP/MEC

- Acompanhamento e orientação/capacitação nos assuntos referentes a dados acadêmicos nos seguintes sistemas externos: Sistema e-MEC (SERES/MEC), SISTEC e Plataforma Nilo Peçanha (SETEC/MEC); Educacenso e Censup (DEED/INEP/MEC) e Sistema ENADE (DAES/INEP/MEC);

- Capacitação dos novos Coordenadores das Secretarias Acadêmicas e equipe para operacionalizar o SISTEC e preencher a planilha de coleta quantitativa

1.4 DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

- Organização e consolidação de Revisão do Regimento Geral;

- Programa de Gestão do Conhecimento Institucional;

- Organização e consolidação do Relatório de Gestão 2019 

1.5 ARQUIVOS E PROCESSOS ELETRÔNICOS  

- Melhorias na abertura dos processos eletrônicos, trabalho em parceria com outros setores para: padronização dos formulários/requerimentos, participação na otimização dos fluxos, publicação de orientações e procedimentos no site do IFRJ;

- Capacitação e reciclagem dos usuários do SIPAC (Módulo Protocolo);

- Elaboração do Portal de Gestão de Arquivos e Processos Eletrônicos com foco na sistematização do conhecimento institucional

 

2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.1 GERENCIAMENTO

- Gerenciamento de atividades relacionadas ao desenvolvimento e manutenção das soluções de TIC;

- Planejamento de projetos de desenvolvimento e manutenção de sistemas;

- Administração de recursos utilizados pelas soluções de TIC

2.2 INFRAESTRUTURA

- Migração total do Datacenter para o prédio da Reitoria Centro;

- Reconfiguração dos ativos de rede e centralização da rede MPLS na Reitoria Centro; 

- Ativação da nova solução de segurança Sophos e dos novos servidores para o Datacenter;

- Centralização do backup dos dados dos ADs no Datacenter;  

- Estudo técnico para solução de cloud em nuvem;

- Estudo técnico para solução de atualização do VMWARE do Datacenter

2.3 DESENVOLVIMENTO

- Criação e desenvolvimento de novas funcionalidades para os sistemas SIGAA, SIGRH e SIPAC;

- Padronizando das etapas de desenvolvimento de sistemas com implementação de novas tecnologias;

- Manutenção de sistemas legados acadêmicos, administrativos e de apoio

2.4 SUPORTE

- Atualização das estações de trabalho para Windows 10;

- Manutenção dos Notebooks e computadores parados

 

3 GESTÃO DE PESSOAS

3.1 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

- Elaboração anual do Plano de Desenvolvimento de Pessoas;

- Coordenação de Comitê de Gestão de Pessoas;

- Promoção de ações de capacitação;

- Elaboração anual de Edital para afastamento para pós-graduação stricto sensu

3.2 SAÚDE DO TRABALHADOR

- Promoção de Saúde do Servidor – Link: https://portal.ifrj.edu.br/prodin/dgp/cst/sobre-promocao-saude-ifrj

- Perícias Oficiais em Saúde – Link: https://portal.ifrj.edu.br/prodin/dgp/cst/pericia-oficial-saude

- Exames Periódicos em Saúde – Link: https://portal.ifrj.edu.br/prodin/dgp/cst/exames-periodicos-saude

- Grupo de Discussão das Relações de Trabalho – Link: https://portal.ifrj.edu.br/prodin/dgp/cst/relacoes-trabalho

3.3  SEGURANÇA DO TRABALHO

- Elaboração de Laudos Técnicos: Insalubridade, Periculosidade, Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT;

- Realização de Inspeções de Segurança e Ações educativas na área de Segurança;

- Avaliações periódicas para adequação à legislação, vinculada à Segurança;

- Investigação, análise de acidentes, com as propostas de medidas de prevenção e controle;

- Realização de análise de riscos dos ambientes administrativos e tecnológicos do IFRJ

3.4  GESTÃO AMBIENTAL

- Apoio técnico aos processos de regularização ambiental e promoção da sustentabilidade socioambiental na Reitoria e nos Campi;

- Ações diversas de sensibilização quanto à sustentabilidade, economia de recursos, solidariedade e qualidade de vida no IFRJ;

- Ações diversas de destinação correta de resíduos pós consumo

 3.5 MOVIMENTAÇÃO

- Ações para a realização do Banco de Interesse de Remoção (BIR) e de Redistribuição (BIRE); 

- Procedimentos relativos à anistia, composição da força de trabalho, cessão, colaboração técnica, requisição e exercício provisório

3.6 CADASTRO

- Cadastro de todas as ações relacionadas à vida funcional do servidor junto aos sistemas SIAPE, SIGRH, SIGEPE, SIORG e E-PESSOAL/TCU;

- Procedimentos relacionados a inclusão e exclusão de servidores permanentes e professores contratados;

- Publicação na Imprensa Nacional e atualização do boletim de serviço;

- Ações de reposição ao erário;

- Integração mensal entre os sistemas SIAPE e SIGRH

 3.7 PAGAMENTO

- Acertos em folha de pagamento de processos que resultam em evolução funcional de servidores ativos;

- Procedimentos de cálculo e pagamento de exercícios anteriores;

- Adequação do sistema de folha de pagamento

3.8 DEMANDA JUDICIAL, PREVIDENCIÁRIA E AUDITORIAS

- Atendimento a demandas previdenciárias;

- Atendimento a auditorias da CGU, do TCU e da Auditoria Interna referentes à Gestão de Pessoas;

- Fornecimento de subsídios em processos judiciais referentes aos servidores, aposentados e pensionistas

3.9 ADMISSÃO

- Procedimentos para a admissão de novos servidores para o quadro de servidor permanente e professor contratado;

- Procedimentos para admissão e exclusão de estagiários

3.10 Programa de Concessão de Auxílio Conectividade em Caráter Emergencial aos Servidores do IFRJ

Edital de Conectividade;

- Lista dos servidores contemplados pelo edital de conectividade do IFRJ.

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS