A Ouvidoria do IFRJ tem como objetivos o acolhimento, o registro e a análise de reclamações, elogios, solicitações e críticas da comunidade interna e externa ao referido Instituto. Constituindo-se como uma ferramenta facilitadora da comunicação institucional com a sociedade, visa assegurar aos cidadãos os devidos encaminhamentos das demandas, contribuindo para a melhoria dos serviços.
São atribuições da Ouvidoria, conforme disposto no art. 13 da Lei nº 13.460/2017:
I - promover a participação do usuário na administração pública, em cooperação com outras entidades de defesa do usuário;
II - acompanhar a prestação dos serviços, visando a garantir a sua efetividade;
III - propor aperfeiçoamentos na prestação dos serviços;
IV - auxiliar na prevenção e correção dos atos e procedimentos incompatíveis com os princípios estabelecidos nesta Lei;
V - propor a adoção de medidas para a defesa dos direitos do usuário, em observância às determinações desta Lei;
VI - receber, analisar e encaminhar às autoridades competentes as manifestações, acompanhando o tratamento e a efetiva conclusão das manifestações de usuário perante órgão ou entidade a que se vincula; e
VII - promover a adoção de mediação e conciliação entre o usuário e o órgão ou a entidade pública, sem prejuízo de outros órgãos competentes.
Ouvidora titular: Juliana Calmon du Pin e Almeida
Cargo: Assistente em Administração
Currículo: Curriculum Vitae
Data de ingresso no cargo: 21/08/2023
Equipe: Elaine Maria Soares Ventura - ouvidora substituta
Cargo: Psicóloga
Endereço: Reitoria - Rua Buenos Aires, 256, 4o andar, Centro da Cidade, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20061-000
Telefone: (21) 3233-8057
E-mail: ouvidoria@ifrj.edu.br
O atendimento presencial na Ouvidoria é às segundas das 8h às 14h.
Também é possível agendar horário (em outros dias) para atendimento. Basta encaminhar a solicitação por email ou entrar em contato por telefone.
Envio de manifestações pelos links:
https://portal.ifrj.edu.br/reitoria/ouvidoria