Logo IFRJ

Apresentação

A Biblioteca do Campus começou a ser implantada em agosto de 2009, ocupando provisoriamente a sala da Coordenação de Extensão, no bloco D. Com o crescimento da instituição, aumentava também a necessidade de oferecer um espaço adequado aos alunos.

Por isso, no dia 17 de junho de 2013, a Biblioteca foi reinaugurada em um novo espaço,estrategicamente localizada bem na entrada do campus, trajeto obrigatório de todos os alunos ao irem para as salas de aula. O espaço se tornou mais amplo, com possibilidade de comportar um acervo crescente, e a sala de pesquisa online, garantindo ainda ampliação da quantidade de mesas e cadeiras para estudo.

Em 2016, com a nova instalação da Biblioteca prestes a completar 3 anos, a equipe começou a montar o concurso para nomear o espaço. A ideia era que o concurso envolvesse toda a comunidade, por meio de uma eleição para que esse nome representasse a comunidade acadêmica.

Após o lançamento do edital, assim como de todas as fases nele previstas, no dia da festa de aniversário de três anos foi divulgado o nome mais votado: Padre João Cribbin.
Esse homem, enquanto vivo, lutou muito para que a região da Zona Oeste recebesse um Campus do IFRJ, assim como do Colégio Pedro II.

Colaborou, ainda, cedendo espaço para que os professores começassem a dar aulas próximo de onde seria instalado o Campus.

O acervo da Biblioteca é voltado à área da saúde, atendendo aos cursos oferecidos no Campus, que são Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Por isso, as compras são feitas de acordo com as ementas descritas nas respectivas disciplinas do Projeto Pedagógico de cada curso. Também são aceitas doações, sendo selecionadas as obras de acordo com a especificidade de cada disciplina e observando-se: estado físico e atualidade do assunto da obra.

Equipe
A equipe conta com um total de 8 servidores, sendo:
Coordenadora: Karina Barbosa dos Santos
Bibliotecárias: Alane Souza, Karina Barbosa dos Santos e Viviane Silva
Auxiliares de biblioteca: Aidé Cunha, Andressa Rodrigues, Hélio Alves, Kamilla Madureira e Lisete Vaz.

Horário de atendimento: 8h as 18h (segunda a sexta-feira)

Contatos
E-mail de contato com a coordenação:

karina.santos@ifrj.edu.br
cobib.creal@ifrj.edu.br

E-mail de contato com a equipe:
biblioteca.creal@ifrj.edu.br

Redes sociais:
https://pt-br.facebook.com/bibifrjcreal
https://www.instagram.com/bibifrjcreal

Telefone: (21) 3107-6023

IFRJ - Biblioteca
Endereço: Rua Professor Carlos Wenceslau 343 – Bloco G
CEP: 21715-000 Realengo – Rio de Janeiro (RJ).

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS