Logo IFRJ

Curso de Formação Inicial Continuada - FIC

Curso de Formação Inicial e Continuada: Balconista de Farmácia

A Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores - FIC, prevista no Art. 39 da Lei Nº 9.394/96 e normatizada pelo Decreto 5.154/04, é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho, visando o exercício profissional.

Com o aumento da concorrência e o mercado cada vez mais globalizado, as farmácias e drogarias têm buscado profissionais de vendas qualificados não apenas nos conhecimentos básicos sobre os medicamentos, mas também nas normas de funcionamento estabelecidas pela Vigilância Sanitária e pelos Conselhos Federal e Regional de Farmácia, nos processos que envolvem a rotina das farmácias e drogarias, bem como no atendimento diferenciado ao cliente, sendo aptos a demonstrar habilidades conceituais, técnicas e humanas.

É importante frisar que o balconista de farmácia se difere de um atendente de loja, pois ele deverá ter conhecimento básico sobre medicamentos e suas indicações, sobre a rotina do estabelecimento farmacêutico, biossegurança e, inclusive, primeiros socorros. É muito comum balconistas de farmácia (ao desenvolverem habilidades em administração e gestão financeira) se tornarem gerentes do estabelecimento. Sendo assim, acredita-se que o egresso desse curso FIC continue seus estudos a nível de graduação, tornando-se farmacêutico ou até mesmo desenvolvendo habilidades gerenciais.

 

Responsável: Murilo Marinho de Castro Lima

Ato autorizativo: Resolução CONSUP/IFRJ No 6, de 18 de fevereiro de 2021

Modalidade: Curso de Formação Inicial e Continuada

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Processo seletivo através de edital público.

Resolução de criação: Resolução CONSUP/IFRJ No 6, de 18 de fevereiro de 2021 (Clique aqui).

 

 

Curso de Formação Inicial e Continuada: Cuidador de Idoso

O IFRJ, tem por missão - "Promover educação profissional, científica e tecnológica contribuindo para a formação de cidadãos críticos que possam atuar como agentes de transformação e inclusão social."

Tendo em vista a transição demográfica que o Brasil vem sofrendo, com o aumento da expectativa de vida e o consequente processo de envelhecimento da população brasileira, o mercado tem demandado profissionais habilitados para atuarem em hospitais, instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), além de domicílios e outras instituições que prestam cuidado a pessoa idosa.

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores - FIC, se propõem a ser um processo de ensino e aprendizagem para formação de trabalhadores e a sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho, visando o exercício profissional.

O Curso FIC Cuidador de Idoso, tem por objetivo promover a qualificação profissional de pessoas para atuarem como cuidadores de idosos, respeitando os aspectos físico, mental, social e legal com ênfase na atuação humanizada junto à pessoa idosa, seus familiares e à equipe multiprofissional, e, portanto, com grande potencial de empregabilidade de concluintes do curso.

 

Responsável: Sylvia Regina Vasconcellos de Aguiar

Ato autorizativo: Resolução CONSUP/IFRJ nº 25, de 01 de julho de 2021

Modalidade: Curso de Formação Inicial e Continuada

Critérios de Seleção: Processo seletivo através de edital público

Resolução de Criação e Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada de Cuidado de Idoso: Resolução CONSUP/IFRJ nº 25, de 01 de julho de 2021 (Clique aqui)

 

 

Resultados Editais FIC - 59/2023 

 

Resultados Editais FIC - 24/2023

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS