Logo IFRJ

Graduação

 

BACHARELADO EM FARMÁCIA

10 semestres letivos

O curso de bacharelado em Farmácia tem como base uma estrutura curricular que visa preparar o estudante para ser um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para o exercício de atividades em todo o âmbito de sua profissão, ou seja, referente aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, à produção e à análise de alimentos, envolvendo também a assistência farmacêutica.

 

Coordenador: Samara Ramalho Matta

Ato autorizativo: Portaria de Pessoal/IFRJ n° 1552 DE 3 de setembro de 2021

Modalidade: Presencial

Turno: Integral

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Corpo Docente

 


BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

10 semestres letivos

O curso de bacharelado em Fisioterapia busca formar fisioterapeutas para o mercado contemporâneo de trabalho. A estrutura curricular visa uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, conferindo autonomia para o exercício de atividades em todo o âmbito da profissão. O currículo do curso de Fisioterapia preocupa-se com o entrosamento entre as diferentes ciências atuantes no campo da saúde, evidenciado pela interdisciplinaridade. Da mesma forma, os alunos participam de atividades inerentes à profissão desde seu ingresso, através de atividades práticas de promoção e educação em saúde, passando pelos programas de extensão, de iniciação científica e monitorias, até a prática pré-profissional dos estágios curriculares.

 

Coordenadora: Mônica Romitelli de Queiroz

Ato autorizativo:  Portaria de Pessoal/IFRJ n° 863 de 21 de maio 2021

Modalidade: Presencial

Turno: Integral

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Corpo Docente

 


TERAPIA OCUPACIONAL

8 semestres letivos

O curso de graduação em Terapia Ocupacional objetiva formar terapeutas ocupacionais generalistas, com uma visão ampla das atividades humanas e seu significado para os diferentes sujeitos e culturas. Para além das habilidades profissionais, estimula-se a capacidade reflexiva e crítica de modo que o egresso seja competente e apto a integrar equipes multiprofissionais e exercer as competências necessárias ao campo das práticas e das políticas de saúde, com ética e resolutividade. O graduando também recebe formação em pesquisa para que, em programas de pós-graduação Stricto Sensu, dê continuidade à produção de evidências científicas que contribuam para reafirmar as expertises da Terapia Ocupacional.

 

Coordenadora: Simone Maria Puresa Fonseca Lima

Ato autorizativo:  Portaria de Pessoal/IFRJ n° 1336 DE 11 de agosto de 2021

Modalidade: Presencial

Turno: Integral

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Corpo Docente

 


FORMAS DE INGRESSO

SiSU:  O ingresso aos cursos de graduação do IFRJ ocorre, principalmente, pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU/MEC), com base na nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Tranferência externa: Processo destinado à mudança de instituição, aberto a graduandos com matrícula ativa em instituições devidamente credenciadas pelo órgão competente do sistema de ensino (MEC ou CEE) que queiram prosseguir seus estudos no IFRJ. A transferência poderá ocorrer para o mesmo curso ou cursos afins.

Transferência interna:  Processo destinado a mudança de curso, exclusivamente para graduandos com matrícula ativa no IFRJ. A transferência interna ocorre entre cursos de mesma área e possui diversos pré-requisitos conforme Edital.

Reingresso:  Processo destinado a ingresso em curso de graduação do IFRJ exclusivamente para graduados da própria instituição ou de qualquer outra devidamente credenciada pelo órgão competente do sistema de ensino (MEC ou CEE). É conhecido, também, como ingresso de portador de diploma.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS