
CSTI - Campus Realengo
Equipe de TI:
Pedro Guedes Santos (Coordenador) / Jorge Luiz Gomes de Souza (Técnico)
E-mail do setor: csti.creal@ifrj.edu.br
Telefone: 3107-5717 / Ramal: 5717
Coordenação de Suporte a Tecnologia da Informação - Campus Realengo
Nosso setor tem como meta garantir a infra estrutura tecnológica de comunicação para prover o melhor acesso aos sistemas do IFRJ a toda a comunidade do Campus.
Garantir o funcionamento e oferecer o suporte necessário para o uso das plataformas online, computadores e ambientes tecnológicos, afim de que todos os interessados possam usufruir destes serviços para fins administrativos e educacionais.
Com esse obejtivo, esta página tem o intuito de orientar e promover informações sobre os serviços oferecidos e disponíveis para uso dos alunos e servidores.
Acesse nosso feed de Notícias e Informativos de TI
Atendimento e Suporte Técnico:
Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações sobre algum serviço entre em contato conosco pelo suporte
Para solicitar suporte ou abrir um chamado envie-nos um e-mail para: suporte.creal@ifrj.edu.br
Serviço disponível para: Alunos, Docentes e Administrativos
Disponibilidade: 24 horas / 7 dias por semana
Recuperação de Senha:
Acesse o Gerenciador de Contas e coloque seu login de acesso.
- Servidor / Docente: usuário da rede
- Aluno: matricula
O sistema irá lhe enviar um e-mail contendo o link para redefinição de senha
Este link tem validade de 5 minutos, acesse imediatamente seu e-mail e faça a alteração
Serviço disponível para: Alunos, Docentes e Administrativos
Disponibilidade: 24 horas / 7 dias por semana
Internet sem fio no Campus:
O IFRJ disponibiliza para sua comunidade o acesso a internet sem fio através da rede EDUROAM
Para realizar sua conexão é simples, siga os tutoriais explicativos em anexo de acordo com seu smartphone
Serviço disponível para: Alunos, Docentes e Administrativos
Disponibilidade: 24 horas / 7 dias por semana
Acesso ao Portal do Aluno:
Se for o seu Primeiro acesso consulte o manual - Manual de Primeiro Acesso
Para realizar o seu acesso inicial o aluno deverá ler o manual acima e seguir as orientações descritas
- Com seu usuário e senha o aluno deverá acessar o gerenciador de contas e verificar seus dados iniciais;
Usuário do Aluno: Matrícula
Senha inicial do Aluno: 6 primeiros dígitos do CPF, seguido de *#% (Ex: 123456*#%)
- Cadastre um e-mail alternativo e verifique se os dados de cadastro estão corretos
- O aluno deverá alterar sua senha padrão para uma de sua escolha seguindo as regras do manual
A Intranet oferece os seguintes recursos:
- E-mail institucional para o aluno com o domínio do IFRJ (matricula@estudante.ifrj.edu.br)
- Gerenciar e organizar grupos de trabalho para as suas atividades
- Ingressar em Grupos de sua Turma ou Disciplina
- Armazenamento de arquivos online
- Recursos e ferramentas do Office 365 Online
- Uso da ferramenta Teams para reuniões e videoconferências
Para saber mais sobre os recursos e ferramentas oferecidas acesse - Manual da Intranet - Estudante
Serviço disponível para: Alunos
Disponibilidade: 24 horas / 7 dias por semana
Acesso ao Portal do Servidor:
Em caso de dúvidas acesse: Manual de Acesso ao Portal do Servidor
Serviço disponível para: Docentes e Administrativos
Disponibilidade: 24 horas / 7 dias por semana
Portal de Periódicos CAPES
O portal de periódico da Capes dispõe de inúmeros artigos científicos e uma vasta biblioteca online para consulta dos interessados, basta utilizar seu convênio com o IFRJ para acessar o portal através do CAFE - Acesse aqui o Portal CAPES
Em caso de dúvida acesse: Manual de Acesso ao CAFE
Serviço disponível para: Alunos, Docentes e Administrativos
Disponibilidade: 24 horas / 7 dias por semana
Informativos do Setor:
- Lista de Ramais e Setores do Campus (Atualizado)
- Como solicitar e-mail institucional (Atualizado)
- Como acessar os computadores do Campus