Logo IFRJ

Agenda Ambiental da Administração Pública

Eventos climáticos extremos, escassez de recursos e o consequente aumento nas cobranças de serviços. O panorama ambiental traz a necessidade de gerar conscientização e novas atitudes. Com o objetivo de realizar ações que contribuam para a economia de recursos e para a sustentabilidade ambiental, o IFRJ aderiu em outubro de 2017, à A3P - Agenda Ambiental da Administração Pública, programa do Ministério do Meio Ambiente que visa estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

Para implantação da A3P nos campi e na reitoria foi necessária a criação de uma comissão de gestão da A3P nas unidades. Através das comissões são definidas responsabilidades, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados. Dessa forma é possível estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, com foco na eficiência do gasto público e na gestão dos processos de trabalho. 

A comissão desenvolverá ações no âmbito dos seis eixos da A3P: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados (junto à Comissão de Coleta Seletiva Solidária); qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; e construções sustentáveis.

No IFRJ foram criadas 13 Comissões da A3P e 13 Comissões de Coleta Seletiva Solidária, que atuam conjuntamente em cada Campus. Todas as 26 Comissões atuam junto à Gestão Ambiental do IFRJ.

Os Campi participantes desta agenda ambiental são: Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Pinheiral, Reitoria, Resende, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Volta Redonda.

Conheça melhor a A3P através do vídeo abaixo ou através do link: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS