O curso de Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química possui enfoque teórico e prático por meio de metodologias diversificadas e ativas envolvendo ferramentas e metodologias da pesquisa em ensino de ciências, tópicos especiais em química e em biologia, comunicação em ciências, reflexões e atividades voltadas para laboratório, experimentos e recursos didáticos de química e de biologia, história e filosofia das ciências, dentre outros. Tem-se como objetivo propiciar reflexões de forma que o aluno-professor perceba sua autonomia e seu papel como agente ativo, construtor de saberes escolares, em processos de ensino-aprendizagem das ciências.
A natureza científica dos cursos e a vocação da instituição na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão motiva a atuação na Educação Científica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e multiplicando as experiências dos professores da área das Ciências (Biologia, Física e Química) com a sociedade, juntamente com a parceria de outras instituições como Espaço Ciência Interativa (ECI), Espaço Ciência Viva (ECV); Fundação CECIERJ .
Ressalta-se que o Curso vem agregando professores para atuar no ensino de ciências, priorizando a educação e divulgação da ciência, afinados com o propósito de desenvolver projetos de pesquisa junto aos alunos do Programa, produzindo materiais pedagógicos, refletindo sobre as diversas metodologias de ensino com o enfoque experimental enfatizado alinhado à política educacional atual no Brasil. Tornar consistente e orgânica a atuação de nossa instituição neste campo é o propósito do corpo docente.
Público-alvo: Licenciados em Biologia, em Química ou em Ciências e demais profissionais graduados nestas áreas ou em áreas correlatas desde que atuem, comprovadamente, no Ensino de Ciências, em espaços formais e/ou não-formais de educação .
Coordenação: Profª. Drª Rosângela Aquino da Rosa Damasceno
Vice-coordenação: Profª. Drª Cláudia Ferreira da Silva Lirio
E-mail: ecbq@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação: Vitor Pimenta de Faria
E-mail da secretaria: spg.cmar@ifrj.edu.br
Local: Campus Rio de Janeiro - Rua Senador Furtado, 121 a 125, Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 2566-7733
Horários e dias do curso: terças-feiras e quintas-feiras entre 18h30min e 22h e nos sábados entre 8h e 12h
Carga Horária do Curso: 390 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de Pesquisa 1: ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Essa linha de pesquisa investiga as práticas pedagógicas sob o viés da formação inicial e continuada de professores, da produção de material didático, de diferentes estratégias didáticas e das tecnologias da informação e comunicação.
|
|
Projetos de pesquisa associados:
|
Projeto A - Formação de Professores Discute as relações entre teoria e prática na formação de professores, tanto na perspectiva inicial quanto na continuada. Questiona os saberes dos professores relacionados com sua profissão e situação social. Docentes envolvidos: |
Projeto B – Análise e Produção de material didático Investiga através da análise do conteúdo diferentes materiais didáticos (LD, apostilas, cartilhas, revistas de divulgação científica entre outros). Além disso, desenvolve materiais educativos (jogos, modelos, RPG, textos) para aplicação e avaliação no ensino de ciências. Docentes envolvidos: |
|
Projeto C – Práticas Pedagógicas e Estratégias Didáticas no Ensino de Ciências Discussão sobre os saberes dos professores na interseção com ensino de ciências nas dimensões do saber fazer, do saber ser e do saber refletir. Docentes envolvidos: |
|
Projeto D - Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Ciências Investiga a relação entre as tecnologias de informação e comunicação, a educação em ciências e a cultura. Docentes envolvidos: |
|
Linha de Pesquisa 2: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS. Essa linha de pesquisa volta-se para os aspectos dos fundamentos históricos, filosóficos, políticos e sociais da educação em ciências.
|
|
Projetos de pesquisa associados:
|
Projeto E - Educação e Currículo Investiga os processos de ensino aprendizagem com base na análise curricular de políticas educacionais como PCN, DCN, PNLD e em projetos escolares específicos. Docentes envolvidos: |
Projeto F - Educação, Ciência e Sociedade. E Divulgação e Popularização da Ciência. Debate aspectos contemporâneos do campo da divulgação científica do ensino não-formal (museus, feiras de ciências, mostras cientificas) e sua relação com a escola. Docentes envolvidos: |
|
Projeto G - História e Filosofia das Ciências. Problematiza aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência: a natureza e o discurso da ciência; o conceito de paradigmas e revolução científica e a contribuição da história das ciências para o ensino de ciências. Docentes envolvidos: |
1º Semestre |
Disciplina |
Créditos |
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
2
|
|
Obrigatória | 1 | |
Obrigatória | 1 |
2º Semestre |
Disciplina |
Créditos |
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória | 1 | |
Obrigatória | 1 |
1. Alessandra Ciambarella Paulon Doutorado em História Social (UFRJ)
|
|
2. Cláudia Ferreira da Silva Lírio Doutorado em Engenharia Química (UFRJ) |
|
3. Cristiane Pereira Ferreira Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ) |
|
4. Elaine Cristina Pereira Costa Elaine Cristina Pereira Costa |
|
5. Jéssica Norberto Rocha Doutorado em Educação (USP) |
|
6. Marta Ferreira Abdala Mendes Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ) |
|
7. Moisés André Nisenbaum Doutorado em Ciência da Informação (UFRJ) |
|
8. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno Doutorado em Educação (UFF) |
|