Logo IFRJ

Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química - Campus Rio de Janeiro (Presencial)

Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química
Informações Gerais: 

O curso de Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química possui enfoque teórico e prático por meio de metodologias diversificadas e ativas envolvendo ferramentas e metodologias da pesquisa em ensino de ciências, tópicos especiais em química e em biologia, comunicação em ciências, reflexões e atividades voltadas para laboratório, experimentos e recursos didáticos de química e de biologia, história e filosofia das ciências, dentre outros. Tem-se como objetivo propiciar reflexões de forma que o aluno-professor perceba sua autonomia e seu papel como agente ativo, construtor de saberes escolares, em processos de ensino-aprendizagem das ciências.

A natureza científica dos cursos e a vocação da instituição na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão motiva a atuação na Educação Científica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e multiplicando as experiências dos professores da área das Ciências (Biologia, Física e Química) com a sociedade, juntamente com a parceria de outras instituições como Espaço Ciência Interativa (ECI), Espaço Ciência Viva (ECV); Fundação CECIERJ .

Ressalta-se que o Curso vem agregando professores para atuar no ensino de ciências, priorizando a educação e divulgação da ciência, afinados com o propósito de desenvolver projetos de pesquisa junto aos alunos do Programa, produzindo materiais pedagógicos, refletindo sobre as diversas metodologias de ensino com o enfoque experimental enfatizado alinhado à política educacional atual no Brasil. Tornar consistente e orgânica a atuação de nossa instituição neste campo é o propósito do corpo docente. 
 

Público-alvo: Licenciados em Biologia, em Química ou em Ciências e demais profissionais graduados nestas áreas ou em áreas correlatas desde que atuem, comprovadamente, no Ensino de Ciências, em espaços formais e/ou não-formais de educação .

Coordenação: Profª. Drª Rosângela Aquino da Rosa Damasceno 

Vice-coordenação: Profª. Drª Cláudia Ferreira da Silva Lirio

E-mail: ecbq@ifrj.edu.br

Secretária(o) da pós-graduação: Vitor Pimenta de Faria

E-mail da secretaria: spg.cmar@ifrj.edu.br

Local: Campus Rio de Janeiro - Rua Senador Furtado, 121 a 125, Maracanã  -  Rio de Janeiro - RJ

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 2566-7733

Horários e dias do curso: terças-feiras e quintas-feiras entre 18h30min e 22h e nos sábados entre 8h e 12h

Carga Horária do Curso: 390 horas

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução 40/2014 - Aprovar revisão do Projeto Pedagógico e Matriz do curso de especialização em ensino de ciências com ênfase em biologia e química

 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

 

Linhas de Projetos: 

 

Linha de Pesquisa 1: ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Essa linha de pesquisa investiga as práticas pedagógicas sob o viés da formação inicial e continuada de professores, da produção de material didático, de diferentes estratégias didáticas e das tecnologias da informação e comunicação.

 

 

 

Projetos de pesquisa associados:

 

 

Projeto A - Formação de Professores

Discute as relações entre teoria e prática na formação de professores, tanto na perspectiva inicial quanto na continuada. Questiona os saberes dos professores relacionados com sua profissão e situação social.

Docentes envolvidos: 
Alessandra Ciambarella
Cristiane Pereira Ferreira
Marta Ferreira Abdala Mendes
Rosângela Aquino da Rosa
Tânia Goldbach

Projeto B –  Análise e Produção de material didático

Investiga através da análise do conteúdo diferentes materiais didáticos (LD, apostilas, cartilhas, revistas de divulgação científica entre outros). Além disso, desenvolve materiais educativos (jogos, modelos, RPG, textos) para aplicação e avaliação no ensino de ciências.

Docentes envolvidos:
Cláudia Ferreira da Silva Lírio
Cristiane Pereira Ferreira
Rosângela Aquino da Rosa
Roseantony Rodrigues Bouhid
Tânia Goldbach
Elaine Cristina Pereira Costa 

Projeto C – Práticas Pedagógicas e Estratégias Didáticas no Ensino de Ciências

Discussão sobre os saberes dos professores na interseção com ensino de ciências nas dimensões do saber fazer, do saber ser e do saber refletir.

Docentes envolvidos:
Cláudia Ferreira da Silva Lirio
Cristiane Pereira Ferreira
Elaine Cristina Pereira Costa
Marta Ferreira Abdala Mendes
Moisés André Nisenbaum
Rosângela Aquino da Rosa
Roseantony Rodrigues Bouhid
Tânia Goldbach

Projeto D - Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Ciências

Investiga a relação entre as tecnologias de informação e comunicação, a educação em ciências e a cultura.

Docentes envolvidos:
Moisés André Nisenbaum

 

Linha de Pesquisa 2: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS.

Essa linha de pesquisa volta-se para os aspectos dos fundamentos históricos, filosóficos, políticos e sociais da educação em ciências.

 

 

Projetos de pesquisa associados:

 

 

Projeto E - Educação e Currículo

Investiga os processos de ensino aprendizagem com base na análise curricular de políticas educacionais como PCN, DCN, PNLD e em projetos escolares específicos.

Docentes envolvidos: 
Alessandra Ciambarella Paulon
Tânia Goldbach

Projeto F - Educação, Ciência e Sociedade. E Divulgação e Popularização da Ciência.

Debate aspectos contemporâneos do campo da divulgação científica do ensino não-formal (museus, feiras de ciências, mostras cientificas) e sua relação com a escola.

Docentes envolvidos:
Cláudia Ferreira da Silva Lírio
Cristiane Pereira Ferreira
Jessica Norberto Rocha
Marta Ferreira Abdala Mendes
Rosângela Aquino da Rosa
Roseantony Rodrigues Bouhid
Tânia Goldbach
Vera Cascon

Projeto G - História e Filosofia das Ciências.

 Problematiza aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência: a natureza e o discurso da ciência; o conceito de paradigmas e revolução científica e a contribuição da história das ciências para o ensino de ciências.

Docentes envolvidos: 
Marta Ferreira Abdala Mendes

 

Disciplinas: 

1º Semestre

 Disciplina

 Créditos

Tópicos Especiais de Química

 Obrigatória

2

Tópicos Especiais de Biologia

 Obrigatória

2

Informática no Ensino de Ciências

 Obrigatória

1

Tópicos Especiais em Ensino de Ciências I

 Obrigatória

1

Projetos, Currículos e Pesquisa em Ensino de Ciências I

Obrigatória

1

Experimentos e Recursos Didáticos em Biologia I

Obrigatória

2

Experimentos e Recursos Didáticos em Química I

Obrigatória

2

 

Metodologia da Pesquisa

Obrigatória 1

Seminário de Projeto I

Obrigatória 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Semestre

 Disciplina

 Créditos

Oficinas de Recursos Pedagógicos 

 Obrigatória

1

Experimentos e Recursos Didáticos em Biologia II

 Obrigatória

2

Experimentos e Recursos Didáticos em Química II

 Obrigatória

2

História e Filosofia das Ciências

 Obrigatória

2

Divulgação e Comunicação em Ciência

Obrigatória

1

Tópicos Especiais em Ensino de Ciências II

Obrigatória

2

Seminários

Obrigatória

1

Projetos, Currículos e Pesquisa em Ensino de Ciências II

Obrigatória 1

Seminário de Projeto II

Obrigatória 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corpo Docente: 

 

1. Alessandra Ciambarella Paulon

Doutorado em História Social (UFRJ)
Linha de Atuação: 1A, 2E
Contato:  alessandra.paulon@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5269007156682902

 

 

2. Cláudia Ferreira da Silva Lírio

Doutorado em Engenharia Química (UFRJ)
Linha de Atuação: 1B, 1C, 2F
Contato:  claudia.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6973348667094383
 

3. Cristiane Pereira Ferreira

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: 1A, 1B, 1C, 2F
Contato:  cristiane.ferreira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6409366267803846
 

 

4. Elaine Cristina Pereira Costa

Elaine Cristina Pereira Costa
Linha de Atuação: 1B, 1C
Contato:  elaynneh@yahoo.com.br
Categoria: docente colaboradora
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4256376733977397
 

 

5. Jéssica Norberto Rocha

Doutorado em Educação (USP)
Linha de Atuação: 2F
Contato: jessicanorberto@yahoo.com.br
Categoria: docente colaboradora
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9146559931407210
 

 

6. Marta Ferreira Abdala Mendes

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: 1A, 1C, 2F, 2G
Contato: marta.mendes@ifrj.edu.br 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3233087920738388
 

7. Moisés André Nisenbaum

Doutorado em Ciência da Informação (UFRJ)
Linha de Atuação: : 1C, 1D
Contato: moises.nisenbaum@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7720722027872922
 

 

8. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno

Doutorado em Educação (UFF)
Linha de Atuação: : 1A,1B, 1C, 2F
Contato: rosangela.rosa@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8253403633735046