Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem como objetivo formar tecnólogos capacitados a avaliar impactos ambientais decorrentes das atividades humanas e planejar, desenvolver e gerenciar atividades de proteção e controle ambiental. O profissional formado terá conhecimento de técnicas de coleta, análise, tratamento e gerenciamento de recursos e resíduos e de legislação e normas ambientais. Estará preparado para promover a educação ambiental e desenvolver projetos que visem a reduzir os impactos ambientais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável: eficiência sócioeconômica associada à sustentabilidade ambiental. Ao concluir o curso, o egresso estará habilitado para trabalhar em empresas do setor produtivo, em órgãos públicos e em empresas de consultoria e de prestação de serviços que atuem nas áreas de tratamento de efluentes, de gerenciamento de resíduos, na implantação de sistemas de gestão ambiental, em laboratórios de análises ambientais, em trabalhos de pesquisa e em atividades junto a ONG's. Ecologia e poluição, química ambiental, gestão, controle e tratamento de resíduos e efluentes, geoprocessamento, saúde e segurança, gestão ambiental, ecologia industrial e economia ambiental, são alguns dos temas que norteiam as disciplinas em cada período do Curso.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Hudson Santos da Silva
Portaria SERES/MEC Nº 136, DE 1º/03/2018
Rio de Janeiro - Tarde e Noite
6 períodos

Possui graduação em Automação Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2003), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007), Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2006), Mestrado em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013) e Doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018).

É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) desde 2008.

Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em desenvolvimento e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, sustentabilidade, teoria institucional, instituição pública e meio ambiente.

Currículo na Plataforma Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5431878507016746