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Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal - DQDP

Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas (DQDP)

É responsável pela execução da política de capacitação de pessoal definindo as diretrizes gerais para desenvolvimento humano e profissional do corpo efetivo da instituição, com enfoque na qualificação profissional, na motivação para o trabalho e na melhoria da qualidade de vida dos servidores.

 

A equipe da DQDP é responsável pelos serviços referentes a:

  • Aceleração da Promoção
  • Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (Docente)
  • Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (TAE)
  • Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo
  • Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país / no Exterior (Docente)
  • Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país / no Exterior (TAE)
  • Afastamento para servir a outro órgão ou entidade (Cessão)
  • Alteração de Regime de Trabalho (Docente)
  • Alteração de Regime de Trabalho (TAE)
  • Colaboração Técnica (Servidor do IFRJ para outro órgão)
  • Colaboração Técnica (Servidor de outro órgão para o IFRJ)
  • Complementação Pedagógica
  • Exercício Provisório
  • Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC)
  • Homologação de Estágio Probatório (Docente) 
  • Homologação de Estágio Probatório (TAE)
  • Horário especial para servidor estudante
  • Horário especial para servidor portador de deficiência
  • Incentivo à Qualificação
  • Insalubridade - Concessão
  • Inscrição em eventos de capacitação
  • Licença para Atividade Política
  • Licença para Capacitação (Docente)
  • Licença para Capacitação (TAE)
  • Licença para Tratamento de Saúde
  • Licença para Tratar de Interesses Particulares
  • Licença por Acidente em Serviço ou Doença Profissional
  • Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge
  • Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família
  • Periculosidade - Concessão
  • Progressão/Promoção Docente
  • Progressão por Capacitação Profissional (TAE)
  • Progressão por Mérito Profissional (TAE)
  • Promoção Docente à Classe Titular
  • Readaptação
  • Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)
  • Redistribuição
  • Remoção - Movimentação
  • Remoção por Motivo de Saúde
  • Requisição/Cessão de outro órgão
  • Retribuição por Titulação 

 

Diretora: Ana Luiza Coelho Ferreira Pinhal

E-mail: dqdp@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

A Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas (DQDP) compreende os seguintes setores:

  • Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CST)
  • Coordenação Geral de Desenvolvimento Funcional (CODEF) 
  • Coordenação de Segurança do Trabalho
  • Coordenação de Ambiente e Sustentabilidade

 

  • Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador 

À Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador compete:  

  • Realizar perícia singular, junta oficial em saúde e pareceres multiprofissionais no âmbito da perícia oficial em saúde;
  • Planejar, coordenar e executar exames ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais);
  • Promover ações de promoção e vigilância em saúde relacionadas ao trabalho e de prevenção de doenças ocupacionais;
  • Favorecer a padronização de processos e procedimentos da área da saúde dos servidores do IFRJ;
  • Gerenciar o SIAPE Saúde e a execução de compras de medicamentos, equipamentos e demais insumos necessários ao funcionamento do setor;
  • Realizar atendimentos biopsicossociais aos servidores relacionados a questões laborais, realizando os encaminhamentos em sistema de referência e contrareferência quando necessário;
  • Prestar o primeiro atendimento em casos de emergência e urgência, acionando serviço especializado;
  • Participar e representar o Instituto em Fóruns relacionados as atividades da coordenação.

Coordenadora: Larisse Caroline Ferreira de Castro

Equipe:

  • Ana Paula da Fonseca da Costa Fernandes – Enfermeira do Trabalho
  • Bianca de Moraes Branco – Médica Psiquiatra Perita
  • Daniele Zanotti da Silva - Psicóloga
  • Fabiana Pereira de Souza – Fonoaudióloga
  • Fabiana Regolin – Fisioterapeuta
  • Fabiane Toste Cardoso – Nutricionista
  • Fernanda Pilotto de Moura – Médica Perita
  • Fernando Rocha Beserra - Psicólogo (em afastamento para Pós-Doutorado)

Equipe - Acordos de Cooperação:

  • Karoline Cornejo – Psiquiatra Perita  – Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Débora Petrungaro Migueis – Médica Perita - Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Abelardo Couto – Médico Perito – Instituto Benjamin Constant

E-mailcst@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

 

  • Coordenação Geral de Desenvolvimento Funcional (CODEF) 

À Coordenação Geral de Desenvolvimento Funcional compete:           

  • Incluir, organizar, atualizar e controlar os dados em planilha referente ao desenvolvimento funcional dos servidores;
  • Analisar e movimentar os processos, via SIPAC, referente as carreiras dos docente e técnico-administrativas;
  • Emitir portarias referente aos processos das carreiras docente e técnico-administrativa;
  • Participar dos fóruns referente as carreiras docente e técnico-administrativa;
  • Realizar outras atividades afins ao desenvolvimento funcional.

Coordenador: Johnatan Rodrigues Lamas

E-mailcodef@ifrj.edu.br

Ligações Externas: 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

  • Coordenação de Segurança do Trabalho

À Coordenação de Segurança do Trabalho compete:

  • Elaborar e implementar política de Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente;
  • Desenvolver ações educativas na área de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Apoiar e subsidiar os Campi nas questões técnicas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Realizar análise de riscos dos ambientes administrativos e tecnológicos dos Campi do IFRJ;
  • Organizar, Implantar as Comissões de CISSP dos Campi e auxilia-las tecnicamente;
  • Elaborar laudos de insalubridade e periculosidades dos servidores expostos a riscos cuja a analise seja qualitativa;
  • Avaliar e/ou acompanhar a quantificação dos riscos ambientais identificados;
  • Elaborar e gerenciar Programas de implantação do Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho e do Sistema de Gestão Ambiental;
  • Identificar variáveis de controle de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho;
  • Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle;
  • Elaborar Programa de Avaliação e Gerenciamento de Riscos – PAGR dos Campi;
  • Implantar Planos de Emergência e Brigada de Incêndio do IFRJ;
  • Implementar programas e projetos que promovam a eficiência na Administração Pública em matéria de Gestão Ambiental;
  • Prestar assessoria e consultoria em matéria de gestão ambiental aos diferentes níveis diretivos da instituição;
  • Planejar, projetar, especificar, organizar e executar atividades específicas de gestão ambiental;
  • Participar de eventos referentes à Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Coordenador: Anderson Luiz Duarte Augusto 

Equipe:

  • Izaura Cristina Ferreira de Almeida - Engenheira de Segurança do Trabalho
  • Joana D´Arc Machado Pereira - Engenheira de Segurança do Trabalho
  • Mariana Arêas Miranda - Técnica em Segurança do Trabalho

E-mailcstm@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

 

  • Coordenação de Ambiente e Sustentabilidade

À Coordenação de Ambiente e Sustentabilidade compete:

  •  Elaborar e implementar política de Gestão Ambiental no IFRJ;
  •  Promover a sustentabilidade socioambiental e econômica no IFRJ, assim como a construção de uma cultura institucional que agregue valores, atitudes e comportamentos consoantes com a responsabilidade socioambiental e cultura regenerativa;
  •  Apoiar e subsidiar os Campi e a reitoria nas questões técnicas relacionadas à Gestão Ambiental;  
  •  Incentivar e orientar os setores responsáveis a adotarem medidas que visem à: eficiência do gasto público; redução de impactos socioambientais negativos decorrentes de suas atividades; gestão integrada de resíduos e implantação de programas relacionados a qualidade de vida dos servidores;
  •  Promover ações de sensibilização no âmbito do IFRJ;
  •  Promover a troca de experiências práticas de sucesso e o desenvolvimento de processos, instrumentos, tecnologias e metodologias inovadoras, no que tange a promoção da sustentabilidade socioambiental;
  •  Coordenar as Comissões que tratam de temas relacionados à sustentabilidade socioambiental no âmbito da reitoria do IFRJ e apoiar as ações das Comissões que tratam dos mesmos temas nos Campi do IFRJ. Promover a troca de experiências entre as unidades, através de uma rede de construções e trocas;
  •  Representar o IFRJ nas redes, fóruns e outros eventos da área;
  • Coordenar os trabalhos da área ambiental nos polos de SST;
  •  Apoiar as ações de: defesa do meio ambiente; solidariedade; produção e consumo sustentáveis; cooperativismo; compartilhamento de tecnologias sociais voltadas à preservação do meio ambiente e difusão do conhecimento na comunidade interna e externa do IFRJ. Contribuindo desta forma para a construção de pilares de sustentação socioambiental para uma sociedade regenerativa.

 Equipe:

  • Luana Adria Vieira Monteiro - Assistente em Administração
  • Luiz Felipe Machado de Sant'Anna Neto - Engenheiro Ambiental 

E-mail meioambiente@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

 

Veja aqui o Organograma da DQDP:

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS