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Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal - DQDP

Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas (DQDP)

É responsável pela execução da política de capacitação de pessoal definindo as diretrizes gerais para desenvolvimento humano e profissional do corpo efetivo da instituição, com enfoque na qualificação profissional, na motivação para o trabalho e na melhoria da qualidade de vida dos servidores.

 

A esta Diretoria compete:

  • Propor a elaboração e a execução das atividades de sua Diretoria;
  • Propor normas no âmbito de sua Diretoria;
  • Supervisionar e dirigir os setores subordinados à sua Diretoria;
  • Coordenar a elaboração, a implantação e a implementação do Plano Anual de Capacitação do IFRJ;
  • Dirigir, em conjunto às coordenações, as políticas de saúde do trabalhador; segurança do trabalho; desenvolvimento de pessoas e gestão ambiental;
  • Elaborar indicadores que facilitem a gestão e a tomada de decisão dos processos de qualificação e capacitação do IFRJ;
  • Participar de fóruns relacionados ao desenvolvimento de pessoas, saúde do trabalhador, segurança do trabalho e gestão ambiental;
  • Emitir e registrar os certificados originados de qualificação e capacitação, quando for o caso;
  • Fomentar a integração entre os campi nas ações de capacitação, de modo a promover a troca de experiências profissionais entre os servidores do IFRJ;
  • Solicitação de Pagamento dos Avaliadores Internos e Externos relativos ao RSC;
  • Desenvolver programa de ambientação para os novos servidores do IFRJ;
  • Fomentar parcerias com outras instituições, de modo a promover a qualificação e capacitação dos servidores do IFRJ;
  • Coordenar a implantação e implementação do Plano Anual de Capacitação do IFRJ;
  • Coordenar, controlar e avaliar as ações de capacitação interna e externa;
  • Elaborar indicadores que facilitem a gestão e a tomada de decisão dos processos de qualificação e capacitação do IFRJ;
  • Emitir e registrar os certificados originados de qualificação e capacitação, quando for o caso;
  • Assegurar a divulgação ampla dos cursos de capacitação e qualificação;
  • Fomentar a integração entre os campi nas ações de capacitação, de modo a promover a troca de experiências profissionais entre os servidores do IFRJ;
  • Elaborar banco de servidores que colaborarão para as ações de capacitação no IFRJ, ministrando cursos.
  • Gerir Acordos de Cooperação entre instituições em áreas afins da gestão de pessoas.

 

A equipe da DQDP é responsável pelos serviços referentes a:

  • Aceleração da Promoção
  • Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (Docente)
  • Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (TAE)
  • Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo
  • Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país / no Exterior (Docente)
  • Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país / no Exterior (TAE)
  • Afastamento para servir a outro órgão ou entidade (Cessão)
  • Alteração de Regime de Trabalho (Docente)
  • Alteração de Regime de Trabalho (TAE)
  • Colaboração Técnica (Servidor do IFRJ para outro órgão)
  • Colaboração Técnica (Servidor de outro órgão para o IFRJ)
  • Complementação Pedagógica
  • Homologação de Estágio Probatório (Docente) 
  • Homologação de Estágio Probatório (TAE)
  • Horário especial para servidor estudante
  • Horário especial para servidor portador de deficiência
  • Incentivo à Qualificação
  • Insalubridade - Concessão
  • Inscrição em eventos de capacitação
  • Licença para Atividade Política
  • Licença para Capacitação (Docente)
  • Licença para Capacitação (TAE)
  • Licença para Tratamento de Saúde
  • Licença para Tratar de Interesses Particulares
  • Licença por Acidente em Serviço ou Doença Profissional
  • Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge
  • Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família
  • Periculosidade - Concessão
  • Plano Individual de Trabalho (PIT)
  • Progressão/Promoção Docente
  • Progressão por Capacitação Profissional (TAE)
  • Progressão por Mérito Profissional (TAE)
  • Promoção Docente à Classe Titular
  • Readaptação
  • Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)
  • Relatório de Atividade Docente (RAD)
  • Remoção por Motivo de Saúde
  • Remoção para acompanhar Cônguje ou Companheiro
  • Retribuição por Titulação 

 

Diretor: Fernando Rocha Beserra

E-mail: dqdp@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

A Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas (DQDP) compreende:

  • Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CST)
  • Coordenação de Desenvolvimento Funcional (CODEF) 
  • Coordenação de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
  • Núcleo de Gestão Ambiental

 

  • Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador 

À Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador compete:  

  • Realizar perícia singular, junta oficial em saúde e pareceres multiprofissionais no âmbito da perícia oficial em saúde;
  • Planejar, coordenar e executar exames ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais);
  • Promover ações de promoção e vigilância em saúde relacionadas ao trabalho e de prevenção de doenças ocupacionais;
  • Favorecer a padronização de processos e procedimentos da área da saúde dos servidores do IFRJ;
  • Gerenciar o SIAPE Saúde e a execução de compras de medicamentos, equipamentos e demais insumos necessários ao funcionamento do setor;
  • Realizar atendimentos biopsicossociais aos servidores relacionados a questões laborais, realizando os encaminhamentos em sistema de referência e contrareferência quando necessário;
  • Prestar o primeiro atendimento em casos de emergência e urgência, acionando serviço especializado;
  • Participar e representar o Instituto em Fóruns relacionados as atividades da coordenação.

Coordenadora: Larisse Caroline Ferreira de Castro

Equipe:

  • Ana Paula da Fonseca da Costa Fernandes – Enfermeira do Trabalho
  • Bianca de Moraes Branco – Médica Psiquiatra Perita
  • Daniele Zanotti da Silva - Psicóloga
  • Fabiana Pereira de Souza – Fonoaudióloga
  • Fabiana Regolin – Fisioterapeuta
  • Fabiane Toste Cardoso – Nutricionista
  • Fernanda Pilotto de Moura – Médica Perita

Equipe - Acordos de Cooperação:

  • Karoline Cornejo – Psiquiatra Perita  – Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Débora Petrungaro Migueis – Médica Perita - Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Abelardo Couto – Médico Perito – Instituto Benjamin Constant

E-mailcst@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

 

  • Coordenação de Desenvolvimento Funcional (CODEF) 

À Coordenação de Desenvolvimento Funcional compete:           

  • Incluir, organizar, atualizar e controlar os dados em planilha referente ao desenvolvimento funcional dos servidores;
  • Analisar e movimentar os processos, via SIPAC, referente as carreiras dos docente e técnico-administrativas;
  • Emitir portarias referente aos processos das carreiras docente e técnico-administrativa;
  • Participar dos fóruns referente as carreiras docente e técnico-administrativa;
  • Realizar outras atividades afins ao desenvolvimento funcional.

Coordenadora: Paula Seixas Carboni Martins 

Equipe: Johnatan Rodrigues Lamas - Assistente em Administração

E-mailcodef@ifrj.edu.br

Ligações Externas: 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

  • Coordenação de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente 

À Coordenação de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente compete:

  • Elaborar e implementar política de Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente;
  • Desenvolver ações educativas na área de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Apoiar e subsidiar os Campi nas questões técnicas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Realizar análise de riscos dos ambientes administrativos e tecnológicos dos Campi do IFRJ;
  • Organizar, Implantar as Comissões de CISSP dos Campi e auxilia-las tecnicamente;
  • Elaborar laudos de insalubridade e periculosidades dos servidores expostos a riscos cuja a analise seja qualitativa;
  • Avaliar e/ou acompanhar a quantificação dos riscos ambientais identificados;
  • Elaborar e gerenciar Programas de implantação do Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho e do Sistema de Gestão Ambiental;
  • Identificar variáveis de controle de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho;
  • Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle;
  • Elaborar Programa de Avaliação e Gerenciamento de Riscos – PAGR dos Campi;
  • Implantar Planos de Emergência e Brigada de Incêndio do IFRJ;
  • Implementar programas e projetos que promovam a eficiência na Administração Pública em matéria de Gestão Ambiental;
  • Prestar assessoria e consultoria em matéria de gestão ambiental aos diferentes níveis diretivos da instituição;
  • Planejar, projetar, especificar, organizar e executar atividades específicas de gestão ambiental;
  • Participar de eventos referentes à Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Coordenador: Anderson Luiz Duarte Augusto 

Equipe:

  • Izaura Cristina Ferreira de Almeida - Engenheira de Segurança do Trabalho
  • Joana D´Arc Machado Pereira - Engenheira de Segurança do Trabalho
  • Mariana Arêas Miranda - Técnica em Segurança do Trabalho

E-mailcstm@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

 

  • Núcleo de Gestão Ambiental

À Equipe de Gestão Ambiental compete:

  • Elaborar e implementar política de Gestão Ambiental no IFRJ;
  • Promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social no IFRJ;
  • Melhorar a qualidade do gasto público por meio da eliminação do desperdício e pela melhoria contínua da gestão dos processos;
  • Incentivar a implementação de ações de eficiência energética nas edificações públicas;
  • Estimular ações para o consumo racional dos recursos naturais e bens públicos;
  • Planejar e coordenar a construção de indicadores ambientais;
  • Garantir a gestão integrada de resíduos pós consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta;
  • Identificar, planejar e implementar programas relacionados a qualidade de vida dos servidores do IFRJ, de forma integrada à coordenação de saúde;
  • Reconhecer as melhores práticas de eficiência na utilização dos recursos públicos, nas dimensões de economicidade e socioambientais;
  • Compartilhar experiências práticas de sucesso, instruir, disseminar e promover o desenvolvimento de processos inovadores relacionados à educação e à Administração Pública em geral;
  • Promover ações de sensibilização ambiental relacionadas ao trabalho, através de palestras, demonstrações e treinamento “in loco”, campanhas, eventos, etc.;
  • Apoiar e subsidiar os Campi nas questões técnicas de Gestão Ambiental;
  • Coordenar os trabalhos, da área ambiental, nos polos em SST.

Equipe:

  • Luana Adria Vieira Monteiro - Assistente em Administração
  • Nathália da Silva Braga – Tecnóloga em Gestão Ambiental
  • Saturnino Alves Antônio – Técnico em Assuntos Educacionais

E-mail meioambiente@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

 

Veja aqui o Organograma da DQDP:

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SERVIÇOS

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NAVEGAÇÃO