Para ter acesso aos serviços prestados pela DGP - Diretoria de Gestão e Valorização de Pessoas o servidor ativo, aposentado, pensionista ou quem ainda não tem vínculo com a instituição precisam saber que cada serviço tem sua especificidade e pode ser solicitado das seguintes formas:
1) por meio de um requerimento para abrir um processo eletrônico;
2) pelo preenchimento de um formulário impresso a ser entregue na DGP/COGP, na Direção de Ensino/Coordenação do Curso (não abre processo);
3) enviando um e-mail.
Como saber se devo ou não abrir processo e qual requerimento usar? Ou se preciso enviar e-mail?
- Disponibilizamos uma lista com os serviços prestados pela DGP (Ver Grupo de Serviços), para cada um dos serviços há uma orientação de como proceder;
- Se o serviço desejado estiver na cor azul, ao clicar no nome do serviço indicado, abrirá uma nova tela, com o requerimento ou um sistema no qual você deverá preencher os dados da sua demanda; e
- Além disso, ao lado de cada serviço haverá a indicação de qual requerimento deverá ser usado e a informação se abre ou não processo.
Para abrir um processo, ao clicar no nome do serviço, o link irá direcionar para um requerimento. Além disso, precisamos informar que temos 2 modelos de requerimento, o Requerimento disponível no Sistema de Formulários (modelo novo) e o Requerimento Específico (modelo antigo).
Conforme orientado acima (no item 2), há casos que não geram abertura de processo. Sendo assim, ao clicar no nome do serviço o link irá direcionar para um formulário que deve ser preenchido, assinado e enviado para um determinado setor. Além disso, algumas solicitações (item 3) devem ser enviadas por e-mail, nesse caso, basta ler a informação entre parênteses.
Dessa forma, orientamos que clique no serviço desejado, leia com atenção e siga as orientações indicadas.
Estamos à sua disposição para críticas e sugestões que possam facilitar ainda mais o acesso aos serviços prestados pela equipe de Gestão de Pessoas. Entre em contato conosco através do e-mail prodin@ifrj.edu.br.
Grupos de Serviços
Os serviços estão organizados em 4 grupos e dentro de cada grupo, as opções estão dispostas em ordem alfabética, para facilitar a busca e reunir assuntos afins. Esperamos que essa experiência facilite o acesso a informação de seu interesse.
- Professor
- Técnico
- Comum (para professor e técnico)
- Aposentado e pensionista
GRUPO 1: PROFESSOR
- Aceleração da Promoção Docente (abrir processo com formulário)
- Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (abrir processo com formulário)
- Afastamento para Pós Graduação no país e no exterior (abrir processo com formulário)
- Fluxo (em breve)
- Termo de Compromisso
- Dados da equipe docente e para a contratação de professor substituto
- Alteração de Regime de Trabalho (abrir processo com formulário)
- Complementação Pedagógica (abrir processo com formulário)
- Licença: Capacitação (abrir processo com formulário)
- Licença: Interesse Particular - solicitar licença (abrir processo com formulário)
- Licença: Interesse Particular - solicitar o término da licença (anexar o termo preenchido ao processo)
- Plano Individual de Trabalho (PIT) (SEM abertura de processo, preencher, imprimir e entregar na Direção de Ensino ou Coordenação)
- Progressão / Promoção Docente (abrir processo com formulário)
- Retribuição por Titulação (RT) (abrir processo com formulário)
- Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) (Instrução Normativa em elaboração. O fluxo anterior está desatualizado não devendo ser utilizado)
- Atuação compartilhada e temporária de docentes em atividades de ensino, pesquisa, inovação, extensão e/ou gestão em unidade distinta de sua lotação (abrir processo com formulário)
GRUPO 2: TÉCNICO
Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (abrir processo com formulário)
Afastamento para Pós Graduação no país e no Exterior (abrir processo com formulário)
- Fluxo
- Termo de Compromisso
Alteração de Jornada de Trabalho (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Incentivo à Qualificação (abrir processo com formulário)
Jornada Flexibilizada (O processo deverá ser aberto pelo setor)
Vídeo de orientação para abertura do processo
Licença: Capacitação (abrir processo com formulário)
Licença: Interesse Particular - solicitar licença (abrir processo com formulário)
Licença: Interesse Particular - solicitar o término da licença (enviar o termo preenchido para o e-mail dqdp@ifr.edu.br )
Progressão por Capacitação Profissional (abrir processo com formulário)
Progressão por Mérito Profissional (abrir processo com formulário)
GRUPO 3: COMUM (PARA PROFESSOR E TÉCNICO)
Abono de Permanência (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)
Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Afastamento para Participar de Curso de Formação (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Afastamento para prestar Colaboração Técnica (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Afastamento para Servir a Organismo Internacional (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Afastamento Para Treinamento Regularmente Instituído (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Ajuda de custo (abrir processo com formulário)
Alteração de Conta salário (Solicitação no requerimento específico do SOUGOV.BR)
Alteração de Dados Cadastrais: nome, escolaridade e RG (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Alterações de Dados Cadastrais: e-mail, estado civil, nacionalidade, UF de nascimento, grupo sanguíneo/fator RH, endereço, telefone, raça/cor, título de eleitor (pelo site do SIGEPE)
Aposentadoria (abrir processo com formulário)
Assistência à Saúde Suplementar (abrir processo com formulário)
Auxílio Funeral (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)
Auxílio Natalidade (abrir processo com Cadastro de Dependente, preencha o requerimento e selecione a opção do auxílio natalidade)
Auxílio Pré-Escolar (abrir processo com Cadastro de Dependente, preencha o requerimento e selecione a opção do auxílio pré-escolar)
Auxílio Transporte (Solicitação no requerimento específico do SOUGOV.BR)
Averbação de Tempo de Contribuição (abrir processo com formulário) Orientações sobre averbação de tempo de contribuição
Cadastro de Dependentes - inclusão e exclusão (abrir processo com formulário) ** Obs.: No requerimento de Cadastro de dependente é possível escolher incluir essas opções de serviço: Auxílio Natalidade, Auxílio pré-escolar, Imposto de Renda e Acompanhamento para Tratamento de Saúde em Pessoa de Família.
- Lista de documentos (anexos) para abrir o processo
- Anexo: Declaração de Não Dependente
Cessão de servidores - requerimento
Comprovante de Rendimentos: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.
Contracheque: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.
Conversão de Tempo Especial (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)
Desaverbação de Tempo de Contribuição (abrir processo com formulário)
Desbloqueio de SIGAC/SIGEPE: enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.
Designação e/ou Dispensa (Função Gratificada/FCC) (ver Nomear/Exonerar (CD) ou Designar/Dispensar (FC/FCC))
Diárias e passagens: Solicitação (SCDP) (apresentação SEM abertura de processo)
Diárias e passagens: Prestação de contas (SCDP) (apresentação SEM abertura de processo)
Exercício anterior (retroativo) (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) Obs.: o servidor pode solicitar a abertura desse processo quando tiver algum valor retroativo a receber. O processo deve ser tramitado para a COPAG.
Exercício Provisório (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Obs: Semestralmente (nos meses de abril e setembro) o servidor do IFRJ em exercício provisório em outros órgãos deverá preencher este formulário para atualização de informações.
Exoneração de cargo efetivo (abrir processo com formulário)
Férias: Interrupção (SEM abertura de processo)
Gratificação por encargo de Curso e Concurso – GECC (abrir processo com o formulário e documentos abaixo) - O fluxo para orientação do processo está disponível aqui.
- Declaração de execução de atividades.
Homologação de Estágio Probatório (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
- Formulário de Avaliação de Estágio probatório - Comissão de Avaliação;
- Formulário de Avaliação de Estágio probatório - Auto-avaliação do(a) servidor(a).
Horário Especial para Servidor Estudante e Outros (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Horário Especial para Servidor ou Familiar Portador de Deficiência (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Inclusão de Dependentes para Acompanhamento de pessoa da família em caso de doença (abrir processo com Cadastro de Dependente, preencha o requerimento e selecione a opção da inclusão de dependentes)
Insalubridade/Periculosidade (abrir processo com formulário)
Licença Adotante (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Licença para Tratamento de Saúde
Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família
Licença: Atividade Política (abrir processo com formulário)
Licença: Casamento (Gala) (abrir processo com formulário)
Licença: Falecimento de Ente Familiar (Nojo) (abrir processo com formulário)
Licença: Gestante e Prorrogação (abrir processo com formulário)
Licença: motivo de deslocamento do cônjuge ou companheiro sem remuneração (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Licença: Paternidade e Prorrogação (abrir processo com formulário)
Licença-prêmio por Assiduidade (abrir processo com formulário)
Licença: Serviço Militar (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Nomear/Exonerar (CD) ou Designar/Dispensar (FG/FCC) (abrir processo com formulário)
Recondução (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)
Remoção por Motivo de Saúde (abrir processo com formulário)
Reversão (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)
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Substituição de Função de Confiança – Cargo de Direção (CD)/Função Gratificada (FG)/Função de Coordenação de Curso (FCC)
Orientações para o pagamento de Substituição:
1) O servidor substituto deve estar designado em portaria e cadastrado no sistema SIAPE como tal para que possa receber os valores da substituição referentes ao período em que o titular da função estiver em afastamento legal que permita este tipo de pagamento;
2) A designação de substituto de função deve ser solicitada previamente via memorando encaminhado para a Diretoria Adjunta de Administração Funcional (DAAF) e com antecedência, para que a portaria possa ser emitida tempestivamente e a operacionalização ocorra na folha de pagamento do respectivo mês;
3) O Formulário de substituição deverá ser preenchido exclusivamente no aplicativo SOUGOV ou em sua versão Web.
4) Somente após a efetiva designação em portaria, o servidor substituto poderá solicitar o pagamento substituição de Função de Confiança (CD, FG ou FCC) via SOUGOV. O passo a passo detalhado encontra-se disponível no link < Como solicitar o pagamento de substituição pelo SOUGOV? >.
5) Os acessos do servidor substituto aos sistemas institucionais (SIPAC, SIGRH, etc) devem ser solicitados por e-mail à Coordenação de Gestão de Pessoas da Reitoria < cogp.rt@ifrj.edu.br >.
Termo de Responsabilidade Outro Vínculo Público
TRABALHO REMOTO (ENCERRADO) - Resolução Nº 14 de 07 de Julho de 2020 aprovando o Regulamento do trabalho remoto em decorrência da Covid-19 **Obs.: Os anexos abaixo NÃO geram abertura de processo. Eles deverão ser encaminhados via e-mail institucional, nos termos da Resolução 14.
Servidor: o servidor deverá encaminhar os documentos que forem necessários, à chefia imediata via e-mail institucional.
Chefia imediata: após receber os documentos do servidor, a chefia imediata deverá encaminhá-los para outra instância:
- Autodeclaração e Plano de Trabalho Remoto: encaminhar para a Pró-reitoria ou Direção Geral;
- Registro de Atividades Presenciais: encaminhar a planilha para a COGP ou setor equivalente que por sua vez, vai consolidar as informações e encaminhar para ccad@ifrj.edu.br
- Autodeclaração de Cuidado e Coabitação (preencher a autodeclaração disponível no Sistema de Formulário)
- Autodeclaração para retorno ao trabalho
- Autodeclaração de Filho(s) em Idade Escolar
- Autodeclaração de Saúde
- Autodeclaração de Gestação e Lactação do Inciso IV do Art. 8º (preencher a autodeclaração disponível no Sistema de Formulário)
- Autodeclaração de Coabitação com Pessoal que se Enquadram na Hipóteses do Inciso VII do Art. 8º (preencher a autodeclaração disponível no Sistema de Formulário)
- Declaração de Ciência e Aceite das Condições Estabelecidas/Declaração de Termo de compromisso (preencher a declaração disponível no Sistema de Formulário)
- Plano de trabalho Remoto para Técnicos Administrativos (preencher o plano de trabalho disponível no Sistema de Formulário)
- Registro de Atividades Presenciais (clicar no registro de atividades presenciais, fazer o download e preencher o formulário)
- *O relatório de acompanhamento de trabalho remoto e adaptação para PIT encontra-se em fase de análise e elaboração
Vacância de cargo efetivo (abrir processo com formulário)
GRUPO 4: APOSENTADO E PENSIONISTA (Manual do Servidor Aposentado - clique aqui)
Alteração de conta-salário e outros dados cadastrais de aposentado e pensionista (Enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br com comprovação de identiddade pessoalmente para emissão)
Alteração de Dados Cadastrais (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)
Atualização de Endereço Eletrônico (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)
Auxílio Funeral (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)
Comprovante de Rendimentos: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para sipenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.
Contracheque: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.
Desbloqueio de SIGAC/SIGEPE: enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.
Exclusão por Falecimento do Pensionista (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)
Exclusão por Falecimento do Servidor (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)
Isenção de Imposto de Renda (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral. Para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br).
Pensão Civil (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)
Prova de vida para Aposentado ou Pensionista (A ser realizada no banco ou através do aplicativo SouGOV - enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br para orientações)
Reversão de aposentadoria (abrir processo com formulário)