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Formulários e Fluxos

      Para ter acesso aos serviços prestados pela DGP - Diretoria de Gestão e Valorização de Pessoas o servidor ativo, aposentado, pensionista ou quem ainda não tem vínculo com a instituição precisam saber que cada serviço tem sua especificidade e pode ser solicitado das seguintes formas:

1) por meio de um requerimento para abrir um processo eletrônico;

2) pelo preenchimento de um formulário impresso a ser entregue na DGP/COGP, na Direção de Ensino/Coordenação do Curso (não abre processo);

3) enviando um e-mail.

     Como saber se devo ou não abrir processo e qual requerimento usar?  Ou se preciso enviar e-mail?

  • Disponibilizamos uma lista com os serviços prestados pela DGP (Ver Grupo de Serviços), para cada um dos serviços há uma orientação de como proceder;
  • Se o serviço desejado estiver na cor azul, ao clicar no nome do serviço indicado, abrirá uma nova tela, com o requerimento ou um sistema no qual você deverá preencher os dados da sua demanda; e 
  • Além disso, ao lado de cada serviço haverá a indicação de qual requerimento deverá ser usado e a informação se abre ou não processo.

      Para abrir um processo, ao clicar no nome do serviço, o link irá direcionar para um requerimento.  Além disso, precisamos informar que temos 2 modelos de requerimento, o Requerimento disponível no Sistema de Formulários (modelo novo) e o Requerimento Específico (modelo antigo).

          Conforme orientado acima (no item 2), há casos que não geram abertura de processo.  Sendo assim, ao clicar no nome do serviço o link irá direcionar para um formulário que deve ser preenchido, assinado e enviado para um determinado setor.  Além disso, algumas solicitações (item 3) devem ser enviadas por e-mail, nesse caso, basta ler a informação entre parênteses.

          Dessa forma, orientamos que clique no serviço desejado, leia com atenção e siga as orientações indicadas.

          Estamos à sua disposição para críticas e sugestões que possam facilitar ainda mais o acesso aos serviços prestados pela equipe de Gestão de Pessoas.  Entre em contato conosco através do e-mail prodin@ifrj.edu.br.

     

          Grupos de Serviços

    Os serviços estão organizados em 4 grupos e dentro de cada grupo, as opções estão dispostas em ordem alfabética, para facilitar a busca e reunir assuntos afins.  Esperamos que essa experiência facilite o acesso a informação de seu interesse.

    1. Professor
    2. Técnico
    3. Comum (para professor e técnico)
    4. Aposentado e pensionista

     

          GRUPO 1: PROFESSOR

    Aceleração da Promoção Docente (abrir processo com formulário) 

    Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (abrir processo com formulário)

    Afastamento para Pós Graduação no país e no exterior (abrir processo com formulário)

     

    Alteração de Regime de Trabalho (abrir processo com formulário)  

    Complementação Pedagógica  (abrir processo com formulário) 

    Licença: Capacitação (abrir processo com formulário)

    Licença: Interesse Particular - solicitar licença  (abrir processo com formulário) 

    Licença: Interesse Particular - solicitar o término da licença (anexar o termo preenchido ao processo)

    Plano Individual de Trabalho (PIT)  (SEM abertura de processo, preencher, imprimir e entregar na Direção de Ensino ou Coordenação)

    Progressão / Promoção Docente (abrir processo com formulário) 

    Retribuição por Titulação (RT) (abrir processo com formulário) 

    Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) (Instrução Normativa em elaboração. O fluxo anterior está desatualizado não devendo ser utilizado)

     

    Atuação compartilhada e temporária de docentes em atividades de ensino, pesquisa, inovação, extensão e/ou gestão em unidade distinta de sua lotação  (abrir processo com formulário) 

     

          GRUPO 2: TÉCNICO

    Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (abrir processo com formulário) 

    Afastamento para Pós Graduação no país e no Exterior  (abrir processo com formulário) 

    Alteração de Jornada de Trabalho (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Incentivo à Qualificação (abrir processo com formulário) 

    Jornada Flexibilizada (O processo deverá ser aberto pelo setor)

    Vídeo de orientação para abertura do processo

    Licença: Capacitação (abrir processo com formulário) 

    Licença: Interesse Particular - solicitar licença  (abrir processo com formulário) 

    Licença: Interesse Particular - solicitar o término da licença (enviar o termo preenchido para o e-mail dqdp@ifr.edu.br )

    Progressão por Capacitação Profissional (abrir processo com formulário)

    Progressão por Mérito Profissional (abrir processo com formulário)

     

          GRUPO 3: COMUM (PARA PROFESSOR E TÉCNICO)

    Abono de Permanência (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

    Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo  (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Afastamento para Participar de Curso de Formação (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Afastamento para prestar Colaboração Técnica (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Afastamento para Servir a Organismo Internacional (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)  

    Afastamento Para Treinamento Regularmente Instituído (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Ajuda de custo (abrir processo com formulário) 

    Alteração de Conta salário (Solicitação no requerimento específico do SOUGOV.BR)

    Alteração de Dados Cadastrais:  nome, escolaridade e RG (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)

    Alterações de Dados Cadastrais: e-mail, estado civil, nacionalidade, UF de nascimento, grupo sanguíneo/fator RH, endereço, telefone, raça/cor, título de eleitor (pelo site do SIGEPE) 

    Aposentadoria (abrir processo com formulário) 

    Assistência à Saúde Suplementar (abrir processo com formulário) 

    Auxílio Funeral (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

    Auxílio Natalidade (quando o servidor for o pai, abrir requerimento através do aplicativo SOUGOV, se mãe, solicitar o benefício através do processo gestante) 

    Auxílio Pré-Escolar (abrir requerimento através do aplicativo SOUGOV para Cadastro de Dependentes) 

    Auxílio Transporte (Solicitação no requerimento específico do SOUGOV.BR)

    Averbação de Tempo de Contribuição (abrir processo com formulário)     Orientações sobre averbação de tempo de contribuição

    Cadastro de Dependentes - inclusão e exclusão (abrir processo com formulário)  **    Obs.: No requerimento de Cadastro de dependente é possível escolher incluir essas opções de serviço: Auxílio Natalidade, Auxílio pré-escolar, Imposto de Renda e Acompanhamento para Tratamento de Saúde em Pessoa de Família. 

    Cessão de servidores - requerimento

    Comprovante de Rendimentos: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

    Contracheque: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

    Conversão de Tempo Especial (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

    Desaverbação de Tempo de Contribuição (abrir processo com formulário) 

    Desbloqueio de SIGAC/SIGEPE:  enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

    Designação e/ou Dispensa (Função Gratificada/FCC) (ver Nomear/Exonerar (CD) ou Designar/Dispensar (FC/FCC))

    Diárias e passagens: Solicitação (SCDP) (apresentação SEM abertura de processo)

    Diárias e passagens: Prestação de contas (SCDP)  (apresentação SEM abertura de processo) 

    Exercício anterior (retroativo) (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)  Obs.: o servidor pode solicitar a abertura desse processo quando tiver algum valor retroativo a receber. O processo deve ser tramitado para a COPAG.

    Exercício Provisório (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)

    Obs: Semestralmente (nos meses de abril e setembro) o servidor do IFRJ em exercício provisório em outros órgãos deverá preencher este formulário para atualização de informações. 

    Exoneração de cargo efetivo (abrir processo com formulário) 

    Férias: Interrupção (SEM abertura de processo)

    Gratificação por encargo de Curso e Concurso – GECC (abrir processo com o formulário e documentos abaixo) - O fluxo para orientação do processo está disponível aqui.

           - Termo de Compromisso

           - Declaração de execução de atividades.  

    Homologação de Estágio Probatório (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)

    Horário Especial para Servidor Estudante e Outros (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Horário Especial para Servidor ou Familiar Portador de Deficiência (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Inclusão de Dependentes para Acompanhamento de pessoa da família em caso de doença (abrir processo com Cadastro de Dependente, preencha o requerimento e selecione a opção da inclusão de dependentes) 

    Insalubridade/Periculosidade  (abrir processo com formulário) 

    Licença Adotante (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

    Licença para Tratamento de Saúde

    Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família

    Licença: Atividade Política (abrir processo com formulário)

    Licença: Casamento (Gala) (abrir processo com formulário)

      Licença: Falecimento de Ente Familiar (Nojo) (abrir processo com formulário) 

      Licença: Gestante e Prorrogação (abrir processo com formulário. Se for do interesse da gestante, solicitar junto ao processo o Auxílio Natalidade)

      Licença: motivo de deslocamento do cônjuge ou companheiro sem remuneração (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)

      Licença: Paternidade e Prorrogação (abrir processo com formulário)

      Licença-prêmio por Assiduidade (abrir processo com formulário) 

      Licença: Serviço Militar (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral) 

      Nomear/Exonerar (CD) ou Designar/Dispensar (FG/FCC) (abrir processo com formulário)

      Recondução (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral)

      Remoção por Motivo de Saúde (abrir processo com formulário) 

      Reversão (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

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      Substituição de Função de Confiança – Cargo de Direção (CD)/Função Gratificada (FG)/Função de Coordenação de Curso (FCC)  

      Orientações para o pagamento de Substituição: 

      1) O servidor substituto deve estar designado em portaria e cadastrado no sistema SIAPE como tal para que possa receber os valores da substituição referentes ao período em que o titular da função estiver em afastamento legal que permita este tipo de pagamento;

      2) A designação de substituto de função deve ser solicitada previamente via memorando encaminhado para a Diretoria Adjunta de Administração Funcional (DAAF) e com antecedência, para que a portaria possa ser emitida tempestivamente e a operacionalização ocorra na folha de pagamento do respectivo mês;

      3) O Formulário de substituição deverá ser preenchido exclusivamente no aplicativo SOUGOV ou em sua versão Web.

      4) Somente após a efetiva designação em portaria, o servidor substituto poderá solicitar o pagamento substituição de Função de Confiança (CD, FG ou FCC) via SOUGOV. O passo a passo detalhado encontra-se disponível no link < Como solicitar o pagamento de substituição pelo SOUGOV? >.

      5) Os acessos do servidor substituto aos sistemas institucionais (SIPAC, SIGRH, etc) devem ser solicitados por e-mail à Coordenação de Gestão de Pessoas da Reitoria < cogp.rt@ifrj.edu.br >.

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       Termo de Responsabilidade Outro Vínculo Público  

      TRABALHO REMOTO (ENCERRADO) - Resolução Nº 14 de 07 de Julho de 2020 aprovando o Regulamento do trabalho remoto em decorrência da Covid-19        **Obs.: Os anexos abaixo NÃO geram abertura de processo. Eles deverão ser encaminhados via e-mail institucional, nos termos da Resolução 14. 

                  Servidor: o servidor deverá encaminhar os documentos que forem necessários,  à chefia imediata via e-mail institucional. 

                 Chefia imediata: após receber os documentos do servidor, a chefia imediata deverá encaminhá-los para outra instância:

      1. Autodeclaração e Plano de Trabalho Remoto: encaminhar  para a Pró-reitoria ou Direção Geral;
      2. Registro de Atividades Presenciais: encaminhar a planilha para a COGP ou setor equivalente que por sua vez, vai consolidar as informações e encaminhar para ccad@ifrj.edu.br

      Vacância de cargo efetivo (abrir processo com formulário) 

       

       

      GRUPO 4: APOSENTADO E PENSIONISTA                                     (Manual do Servidor Aposentado - clique aqui)

       

      Alteração de conta-salário e outros dados cadastrais de aposentado e pensionista (Enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br com comprovação de identiddade pessoalmente para emissão)

      Alteração de Dados Cadastrais (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

      Atualização de Endereço Eletrônico (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

      Auxílio Funeral (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

      Comprovante de Rendimentos: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para sipenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

      Contracheque: para solicitar o referido documento, enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

      Desbloqueio de SIGAC/SIGEPE:  enviar e-mail para siapenet@ifrj.edu.br, informando o CPF.

      Exclusão por Falecimento do Pensionista (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

      Exclusão por Falecimento do Servidor (enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br

      Isenção de Imposto de Renda (abrir processo com formulário, selecionar a opção Requerimento Geral. Para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br).  

      Pensão Civil (abrir processo com formulário, para mais informações enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br)

      Prova de vida para Aposentado ou Pensionista (A ser realizada no banco ou através do aplicativo SouGOV - enviar e-mail para cadje@ifrj.edu.br para orientações)

      Reversão de aposentadoria (abrir processo com formulário) 

           

          

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