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Estrutura Completa - Diretoria de Gestão e Valorização de Pessoas (DGP)

 

DIRETORIA DE GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE PESSOAS (DGP) 

Faz parte da estrutura da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Valorização de Pessoas - PRODIN. É o setor responsável pela execução da política de pessoal do IFRJ e cuida das relações de trabalho entre o servidor e a administração, em suas diversas facetas, administrando a vida funcional do servidor em seus diversos processos e procedimentos, desde a sua admissão até a sua aposentadoria. É responsável por desenvolver, propor, coordenar, acompanhar e avaliar as políticas e diretrizes relativas à gestão estratégica de pessoas no âmbito do IFRJ.  

À esta Diretoria compete:

  • Desenvolver ações para a melhoria das práticas de gestão nos diversos níveis de atuação da DGP;

  • Estudar soluções e novas políticas em todos os níveis de procedimento na área de gestão de pessoas;

  • Apropriação de procedimentos, legislação vigente e sistemas do Governo Federal;

  • Implantação de novos procedimentos orientados pelo Ministério da Economia;

  • Elaboração de novas políticas de qualificação e capacitação de servidores;

  • Promover os Programas de Capacitação e Qualificação no âmbito do IFRJ;

  • Estimular o desenvolvimento dos servidores em consonância com os objetivos organizacionais;

  • Garantir a avaliação de desempenho dos servidores para fins de estágio probatório e progressões;

  • Garantir a avaliação documental para fins de efetivação das progressões dos servidores;

  • Fomentar a saúde e a qualidade de vida dos servidores;

  • Desenvolver ações de fortalecimento da política de segurança do trabalhador;

  • Desenvolver laudo ambiental para fins de verificação de insalubridade e periculosidade nos ambientes de trabalho;

  • Estimular o desenvolvimento de práticas que reforcem ações de sustentabilidade ambiental;

  • Realizar contratação e gerenciamento de Estagiários;

  • Gerenciar o lançamento de informações dos serviços de cadastro e pagamento de servidores;

  • Realizar o controle de nomeações e contratações de servidores;

  • Analisar e encaminhar processos relativos à movimentação (remoção, redistribuição, lotação provisória, etc) de servidores;

  • Apoiar as demandas de servidores aposentados e pensionistas;

  • Atender a demandas de órgãos de controle e judiciais;

  • Alimentar e atualizar sistemas de gerenciamento de dados de recursos humanos;

  • Realizar constante integração com o trabalho em parceria com os campi  do IFRJ.   

Diretor: Heleno Ferreira Lima  - Tecnólogo/ Formação - Gestão Pública

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8417751561590081 

E-mail: dgp@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas / Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

Equipe: 

Organograma - DGP: Clique aqui 

À DIRETORIA DE GESTÃO E VALORIZAÇÃO DE PESSOAS (DGP) COMPREENDE:

     1 - Diretoria Adjunta de Administração Funcional - DAAF

  • Coordenação Geral de Admissão e Registro Funcional - CARF 

  • Coordenação Geral de Pagamento - COPAG

  • Coordenação Geral de Cadastro - CGCAD

  • Coordenação Geral de Atendimento às Demandas Judiciais e Externas - CADJE

  • Coordenação de Gestão de Pessoas da Reitoria - COGP RT

    2 - Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas – DQDP

  • Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CST)

  • Coordenação Geral de Desenvolvimento Funcional (CODEF) 

  • Coordenação de Segurança do Trabalho

  • Coordenação de Ambiente e Sustentabilidade

    3 - Comissões Centrais: ​  

  • Comissão Interna de Supervisão - CIS: Servidores Técnico-Administrativos em Educação e,

  • Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD: Servidores Docentes. 

   4 - ​Coordenações de Gestão de Pessoas (CoGP) dos campi:

DIRETORIA ADJUNTA DE ADMINISTRAÇÃO FUNCIONAL (DAAF)

É responsável por coordenar, junto aos seus respectivos setores,  a operacionalização e controle das políticas e diretrizes relativas à vida funcional do servidor (como por exemplo: nomeação, lotação, pagamento de salários e benefícios, implantação de benefícios, etc).

A equipe da DAAF é responsável pelos serviços referentes a:

  • Abono de Permanência

  • Adicional Noturno

  • Admissão de pessoal permanente

  • Ajuda de Custo

  • Alteração de Conta Salário (Dados Bancários)

  • Alteração de Dados Cadastrais (Endereço, estado civil, telefone, etc.)

  • Anistia

  • Aposentadoria

  • Assistência à Saúde Suplementar

  • Auxílio-Alimentação

  • Auxílio-Funeral

  • Auxílio-Moradia

  • Auxílio-Natalidade

  • Auxílio Pré-Escolar

  • Auxílio Transporte

  • Auxílio Reclusão

  • Auxílio Funeral

  • Averbação de Tempo de Contribuição

  • Contratação de Docentes Temporários (Substitutos)

  • Contratação de Estagiários

  • Controle de Frequência de Estagiários

  • Controle de Frequência de Servidores

  • Dependentes (inclusão, exclusão)

  • Desbloqueio de acesso ao SIAPENET

  • Designação de Função de Confiança - FG

  • Dispensa de Função de Confiança - FG 

  • Exercícios Anteriores

  • Exoneração de Cargo Efetivo 

  • Exoneração de Cargo de Confiança - CD 

  • Férias (inclusão, alteração, interrupção)

  • Folha de ponto - Estagiários

  • Folha de ponto - Servidores

  • Gerenciamento de Sistemas do Governo Federal e do IFRJ (SIAPE / SIORG / PNP / e-Pessoal / SIGRH / SIPAC, etc.)

  • Isenção de Imposto de Renda

  • Licença à Gestante e Prorrogação

  • Licença à Adotante e Prorrogação

  • Licença Gala (Casamento)

  • Licença Nojo (Por motivo de falecimento do cônjuge, companheiro, pais, filhos etc)

  • Licença Paternidade e Prorrogação

  • Nomeação de Cargo de Direção - CD

  • Nomeação de Servidor Efetivo

  • Pensão Civil

  • Recondução

  • Reintegração

  • Reposição ao Erário

  • Ressarcimento de Transporte Seletivo ou Especial

  • Reversão de Aposentadoria

  • Substituição de chefia (FG / CD)

  • Termo de ocorrência para fins de descontos indevidos de consignatárias

  • Termo de responsabilidade outro vínculo público

  • Vacância de cargo efetivo (posse em outro cargo inacumulável)

Diretor: Carlos Henrique Sousa Silva - Auxiliar em Administração

Currículo Lattes: xxxxxx

E-mail: daf@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039 /

Ligações Internas / Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

Equipe: Ademar Silva Alves - Tecnólogo Formação - Gestão Pública

Moisés da Silva Carlos - Auxiliar em Administração

À Diretoria Adjunta de Administração Funcional (DAAF) compreende os seguintes setores:

  1. Coordenação Geral de Admissão e Registro Funcional - CARF 

  2. Coordenação Geral de Pagamento - COPAG

  3. Coordenação Geral de Cadastro - CGCAD

  4. Coordenação Geral de Atendimento às Demandas Judiciais e Externas - CADJE

  5. Coordenação de Gestão de Pessoas da Reitoria  - COGP RT

À Coordenação-Geral de Admissão e Registro Funcional - CARF compete:

  • Convocação de candidatos;

  • Verificação de documentação para admissão de novos servidores para o quadro de pessoal permanente (Técnicos Administrativos e Docentes);

  • Envio de e-mail com listagem de documentos e exames admissionais;

  • Agendamento com o Serviço de Saúde (SERSA) para a verificação dos exames admissionais;

  • Confecção de termos de posse;

  • Contratação de Docentes Substitutos;

  • Encaminhamento de portarias para publicação no DOU;

  • Agendamento da data de posse;

  • Atividades administrativas referentes à admissão de estagiários, servidores efetivos e temporários;

  • Confecção de termos de compromisso e aditivos;

  • Inclusão de dados cadastrais no sistema SIAPE;

  • Controle de frequência, inclusão e exclusão de estagiários.

Coordenadora: Marta Barbosa da Silva - Assistente em administração

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9942246363197531

E-mail: carf@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas /Ramal: (12) 6038 / (12) 6039 

Equipe: Rômulo Fernandes Bousquet - Assistente em Administração

À Coordenação-Geral de Pagamento - COPAG compete: 

  • Acertos de Abono de Permanência concedidos;

  • Acertos de Adicional de Insalubridade;

  • Acertos de Auxílio Natalidade e Auxílio Pré-Escolar;

  • Acertos de Nomeações, Exonerações de Cargos de Direção (CD) e designações e dispensas de Função Gratificada (FG);

  • Acertos de pagamento suspenso e recadastramento de aposentados e pensionistas;

  • Acertos de Pensão Alimentícia;

  • Acertos de Remoção, Redistribuição, Cessão e outras movimentações;

  • Acertos e comunicação entre a conveniada GEAP e o IFRJ;

  • Auxílios transportes regulares e seletivo/especial concedidos e cadastrados;

  • Benefícios concedidos de Auxílio Moradia;

  • Benefícios concedidos de Per Capita Saúde Suplementar;

  • Cálculos de rescisão e término de contrato de professores substitutos;

  • Cálculos e lançamentos de Alteração de Regime;

  • Cálculos e lançamentos de contratações de professores substitutos;

  • Cálculos e lançamentos de Incentivo à Qualificação;

  • Cálculos e lançamentos de Nomeações de novos servidores;

  • Cálculos e lançamentos de Progressão por Mérito e Progressão por Capacitação (TAE);

  • Cálculos e lançamentos de Progressão e Promoção Docente; 

  • Cálculos e lançamentos de Aceleração da Promoção;

  • Cálculos e lançamentos de Retribuição por Titulação (RT);

  • Cálculos e lançamentos de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC);

  • Cálculos e lançamentos de Vacâncias e Exonerações;

  • Comprovações recebidas de Per Capita Saúde Suplementar;

  • Descontos de afastamentos diversos (afastamento do país para missão no exterior; afastamento para participação em programa de pós graduação stricto sensu, licença capacitação, etc);

  • GRUs de estágio e licença para interesses particulares;

  • Lançamentos de descontos de faltas;

  • Lançamentos e acertos em folha de estagiários;

  • Pagamentos de gratificação por encargo de cursos ou concursos;

  • Pagamentos de substituição de função de confiança;

  • Processos de aposentadoria;

  • Processos de exercícios anteriores abertos e calculados;

  • Processos de exercícios anteriores e cadastro no SIAPE;

  • Processos de Pensão Civil;

  • Processos de Reposição ao Erário;

  • Produção da GFIP no SEFIP.

Coordenador:  Leandro Joaquim da Silva - Assistente em Administração

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5518859293431683 

E-mail: copag@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

Equipe: Carlos Eduardo Leal de Souza - Contador

  Cleber da Silva Cardoso - Técnico em Contabilidade

À Coordenação Geral de Cadastro - CGCAD compete:   

  • Cadastro dos Adicionais de Insalubridade, Periculosidade e Noturno;

  • Cadastro de Afastamentos: licenças capacitação, participação em congresso/evento/missão no país ou no exterior, estudo/pós-graduação no país ou no exterior, licença para tratar de interesses particulares, licença para atividade política, licença prêmio por assiduidade, faltas, licença gala, licença nojo, licença gestante e prorrogação, licença paternidade e prorrogação, licença adotante e prorrogação, etc;

  • Alteração de dados cadastrais: dados pessoais (nome, endereço, estado civil, telefone, etc.);

  • Alteração de dados bancários: conta salário para fins de remuneração e conta corrente para fins de SCDP;

  • Férias (SIAPE e SIGRH): inclusão, alteração, cancelamento, interrupção, homologação, inclusão histórica e perda de férias;

  • Inclusão de dependente: acompanhamento de pessoa da família e imposto de renda;

  • Cadastro de Auxílio Natalidade;

  • Cadastro de Auxílio Pré-Escolar;

  • Cadastro de novo docente do quadro efetivo;

  • Cadastro de novo docente substituto;

  • Cadastro de novo servidor técnico administrativo;

  • Cadastro de encerramento de contrato de professor substituto;

  • Cadastro de demissão;

  • Cadastro de exoneração;

  • Cadastro de vacância;

  • Cadastro de incentivo à qualificação;

  • Cadastro de progressão por mérito;

  • Cadastro de progressão por capacitação;

  • Cadastro de progressão docente;

  • Cadastro de promoção docente;

  • Cadastro de retribuição por titulação;

  • Cadastro de reconhecimento de saberes e competências;

  • Cadastro de aceleração da promoção docente; 

  • Cadastro de alteração de jornada de trabalho;

  • Integração mensal entre os sistemas SIAPE e SIGRH;

  • Elaboração mensal do cronograma de homologação de férias.

Coordenadora: Mariana Moreno Azevedo Marques

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0340543109809693 

E-mail: ccad@ifrj.edu.br  

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

Equipe: Danielle Lisboa da Motta - Administrador

 Dayvison Antonio da Silva - Assistente Administrativo

 Tatiana Cristina Paz de Oliveira - Assistente Administrativo

À Coordenação-Geral de Atendimento às Demandas Judiciais e Externas - CADJE compete:  

  • Subsídios à Procuradoria Jurídica em processos judiciais;

  • Atendimento aos Órgãos de controle;

  • Recadastramento de aposentado e pensionista;

  • Pensão civil;

  • Auxílio Funeral;

  • Ajuda de custo;

  • Auxílio moradia;

  • Averbação de tempo de contribuição;

  • Aposentadoria;

  • Abono de Permanência;

  • Isenção de Imposto de Renda;

  • Licença Prêmio por Assiduidade;

  • Reversão de Aposentadoria;

  • Certidão de Tempo de Contribuição;

  • Contagem de Tempo de Contribuição;

  • Declarações diversas referentes a questões previdenciárias.

Coordenador: Antônio Mangabeira dos Santos Junior – Assistente em Administração

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5781170118028838 

E-mail: cadje@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

Equipe: Anderson Alexandre dos Santos – Assistente em Administração

 Carlos Kwasinski - Assistente em Administração

 Thaís Fernandes Rodrigues da Conceição – Tecnólogo/ Formação (Gestão de Recursos Humanos)

À Coordenação de Gestão de Pessoas da Reitoria - COGP RT compete:   

  • Atendimento presencial e telefônico;

  • Arquivamento de documentação;

  • Distribuição e Controle de Documentos Físicos e Eletrônicos (SIPAC);

  • Alteração de estruturas e lotação de servidores (utilização do SIGRH e SIGADMIN); 

  • Gerenciamento de portarias.

Coordenador: Dalva Baliano Lopes

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6300194211942262 

E-mail: cogp.rt@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 Equipe: xxxxx

Organograma da DAAF: Clique aqui

DIRETORIA ADJUNTA DE QUALIDADE DE VIDA E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (DQDP)

É responsável pela execução da política de capacitação de pessoal definindo as diretrizes gerais para desenvolvimento humano e profissional do corpo efetivo da instituição, com enfoque na qualificação profissional, na motivação para o trabalho e na melhoria da qualidade de vida dos servidores.

A equipe da DQDP é responsável pelos serviços referentes a:

  • Aceleração da Promoção

  • Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (Docente)

  • Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (TAE)

  • Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo

  • Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país / no Exterior (Docente)

  • Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país / no Exterior (TAE)

  • Afastamento para servir a outro órgão ou entidade (Cessão)

  • Alteração de Regime de Trabalho (Docente)

  • Alteração de Regime de Trabalho (TAE)

  • Colaboração Técnica (Servidor do IFRJ para outro órgão)

  • Colaboração Técnica (Servidor de outro órgão para o IFRJ)

  • Complementação Pedagógica

  • Exercício Provisório

  • Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC)

  • Homologação de Estágio Probatório (Docente)

  • Homologação de Estágio Probatório (TAE)

  • Horário especial para servidor estudante

  • Horário especial para servidor portador de deficiência

  • Incentivo à Qualificação

  • Insalubridade - Concessão

  • Inscrição em eventos de capacitação

  • Licença para Atividade Política

  • Licença para Capacitação (Docente)

  • Licença para Capacitação (TAE)

  • Licença para Tratamento de Saúde

  • Licença para Tratar de Interesses Particulares

  • Licença por Acidente em Serviço ou Doença Profissional

  • Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge

  • Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família

  • Periculosidade - Concessão

  • Progressão/Promoção Docente

  • Progressão por Capacitação Profissional (TAE)

  • Progressão por Mérito Profissional (TAE)

  • Promoção Docente à Classe Titular

  • Readaptação

  • Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)

  • Redistribuição

  • Remoção - Movimentação

  • Remoção por Motivo de Saúde

  • Requisição/Cessão de outro órgão

  • Retribuição por Titulação

Diretora: Ana Luiza Coelho Ferreira Pinhal

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3451359171661260 

E-mail: dqdp@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

Equipe: Tatiana Moreira Clemente Caetano - Tecnólogo/Formação

  Fernando Rocha Beserra - Psicólogo

  Alexandre Ferreira Coelho - Tecnólogo/Formação

  Érica Nogueira Aires da Silva - Assistente em Administração

  Johnatan Rodrigues Lemes - Tecnólogo/Formação

  Gilton Francisco Sousa de Andrade - Técnico em Assuntos Educacionais 

A Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas (DQDP) compreende os seguintes setores:

  • Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CST)

  • Coordenação Geral de Desenvolvimento Funcional (CODEF)

  • Coordenação de Segurança do Trabalho

  • Coordenação de Ambiente e Sustentabilidade

À Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador - CST compete:

  • Realizar perícia singular, junta oficial em saúde e pareceres multiprofissionais no âmbito da perícia oficial em saúde;

  • Planejar, coordenar e executar exames ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais);

  • Promover ações de promoção e vigilância em saúde relacionadas ao trabalho e de prevenção de doenças ocupacionais;

  • Favorecer a padronização de processos e procedimentos da área da saúde dos servidores do IFRJ;

  • Gerenciar o SIAPE Saúde e a execução de compras de medicamentos, equipamentos e demais insumos necessários ao funcionamento do setor;

  • Realizar atendimentos biopsicossociais aos servidores relacionados a questões laborais, realizando os encaminhamentos em sistema de referência e contra referência quando necessário;

  • Prestar o primeiro atendimento em casos de emergência e urgência, acionando serviço especializado;

  • Participar e representar o Instituto em Fóruns relacionados às atividades da coordenação.

Coordenadora: Larisse Caroline Ferreira de Castro

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6996345508839654 

E-mail: cst@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

Equipe:

  • Ana Paula da Fonseca da Costa Fernandes – Enfermeira do Trabalho

  • Bianca de Moraes Branco – Médica Psiquiatra Perita

  • Daniele Zanotti da Silva - Psicóloga

  • Fabiana Pereira de Souza – Fonoaudióloga

  • Fabiana Regolin – Fisioterapeuta

  • Fabiane Toste Cardoso – Nutricionista

  • Fernanda Pilotto de Moura – Médica Perita

Equipe - Acordos de Cooperação:

  • Karoline Cornejo – Psiquiatra Perita – Instituto Nacional de Educação de Surdos

  • Débora Petrungaro Migueis – Médica Perita - Instituto Nacional de Educação de Surdos

  • Abelardo Couto – Médico Perito – Instituto Benjamin Constant

À Coordenação Geral de Desenvolvimento Funcional - CODEF compete:

  • Incluir, organizar, atualizar e controlar os dados em planilha referente ao desenvolvimento funcional dos servidores;

  • Analisar e movimentar os processos, via SIPAC, referente às carreiras dos docente e técnico-administrativas;

  • Emitir portarias referente aos processos das carreiras docente e técnico-administrativa;

  • Participar dos fóruns referente às carreiras docente e técnico-administrativa;

  • Realizar outras atividades afins ao desenvolvimento funcional.

Coordenador: Luana Ádria Vieira Monteiro - Assistente em Administração

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5437921523572148 

E-mail: codef@ifrj.edu.br  

Ligações Externas: 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

Equipe: Juliana Bacelar de Matos - Assistente em Administração

Érica Nogueira Ayres da silva - Assistente em Administração

À Coordenação de Segurança do Trabalho compete:

  • Elaborar e implementar política de Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente;

  • Desenvolver ações educativas na área de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;

  • Apoiar e subsidiar os Campi nas questões técnicas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;

  • Realizar análise de riscos dos ambientes administrativos e tecnológicos dos Campi do IFRJ;

  • Organizar, Implantar as Comissões de CISSP dos Campi e auxiliá-las tecnicamente;

  • Elaborar laudos de insalubridade e periculosidades dos servidores expostos a riscos cuja a análise seja qualitativa;

  • Avaliar e/ou acompanhar a quantificação dos riscos ambientais identificados;

  • Elaborar e gerenciar Programas de implantação do Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho e do Sistema de Gestão Ambiental;

  • Identificar variáveis de controle de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho;

  • Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle;

  • Elaborar Programa de Avaliação e Gerenciamento de Riscos – PAGR dos Campi;

  • Implantar Planos de Emergência e Brigada de Incêndio do IFRJ;

  • Implementar programas e projetos que promovam a eficiência na Administração Pública em matéria de Gestão Ambiental;

  • Prestar assessoria e consultoria em matéria de gestão ambiental aos diferentes níveis diretivos da instituição;

  • Planejar, projetar, especificar, organizar e executar atividades específicas de gestão ambiental;

  • Participar de eventos referentes à Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Coordenador: Anderson Luiz Duarte Augusto

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0157414627304279

E-mail: cstm@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

Equipe: Izaura Cristina Ferreira de Almeida - Engenheira de Segurança do Trabalho

 Joana D´Arc Machado Pereira - Engenheira de Segurança do Trabalho

 Mariana Arêas Miranda - Técnica em Segurança do Trabalho

À Coordenação de Ambiente e Sustentabilidade compete:

  • Elaborar e implementar política de Gestão Ambiental no IFRJ;

  • Promover a sustentabilidade socioambiental e econômica no IFRJ, assim como a construção de uma cultura institucional que agregue valores, atitudes e comportamentos consoantes com a responsabilidade socioambiental e cultura regenerativa;

  • Apoiar e subsidiar os Campi e a reitoria nas questões técnicas relacionadas à Gestão Ambiental;

  • Incentivar e orientar os setores responsáveis a adotarem medidas que visem à: eficiência do gasto público; redução de impactos socioambientais negativos decorrentes de suas atividades; gestão integrada de resíduos e implantação de programas relacionados a qualidade de vida dos servidores;

  • Promover ações de sensibilização no âmbito do IFRJ;

  • Promover a troca de experiências práticas de sucesso e o desenvolvimento de processos, instrumentos, tecnologias e metodologias inovadoras, no que tange a promoção da sustentabilidade socioambiental;

  • Coordenar as Comissões que tratam de temas relacionados à sustentabilidade socioambiental no âmbito da reitoria do IFRJ e apoiar as ações das Comissões que tratam dos mesmos temas nos Campi do IFRJ. Promover a troca de experiências entre as unidades, através de uma rede de construções e trocas;

  • Representar o IFRJ nas redes, fóruns e outros eventos da área;

  • Coordenar os trabalhos da área ambiental nos polos de SST;

  • Apoiar as ações de: defesa do meio ambiente; solidariedade; produção e consumo sustentáveis; cooperativismo; compartilhamento de tecnologias sociais voltadas à preservação do meio ambiente e difusão do conhecimento na comunidade interna e externa do IFRJ. Contribuindo desta forma para a construção de pilares de sustentação socioambiental para uma sociedade regenerativa.

Coordenadora Substituta Interina: Ana Paula da Fonseca da Costa Fernandes – Enfermeira do Trabalho

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9799413290138016 

E-mail: meioambiente@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

Equipe: Luiz Felipe Machado de Sant'Anna Neto - Engenheiro Ambiental

Organograma da DQDP: Clique aqui

Coordenações de Gestão de Pessoas (CoGP) dos campi:

A Gestão de Pessoas no IFRJ, é orientada pela equipe da DGP, mas conta com um importante auxílio em seu dia-a-dia, que é o apoio das equipes presentes nos campi. Assim, os servidores e servidoras ativos, aposentados ou seus pensionistas, podem contar com  as Coordenações de Gestão de Pessoas (CoGP) dos campi.

Dada a história de vida e funcionamento de cada campus, temos uma estrutura maior ou menor disponível para esse apoio.

As Coordenações de Gestão de Pessoas dos campi atuam como extensão do trabalho da DGP em cada uma das unidades do IFRJ, mas estão subordinadas administrativamente aos Diretores Gerais dos respectivos campi, em geral vinculadas à Direção de Administração.

Possuem entre outras funções a responsabilidade de orientar os servidores sobre encaminhamentos dos processos de interesse de cada um, tramitar os processos eletrônicos no ambiente virtual do SIPAC - Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos, guardar e atualizar a ficha funcional dos servidores, apoiar e orientar nos processos de avaliação e progressão funcional, em pedidos de licenças e afastamentos, ou seja, servir de apoio e instrumento de ligação entre os servidores dos campi e a DGP, visando facilitar e agilizar esse atendimento. 

A seguir, apresentamos os responsáveis, os telefones e os e-mails de contato em cada um dos campi:

Campus Arraial do Cabo

Responsável: Ana Claudia Teixeira do Nascimento

E-mail: cogp.cac@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (22) 2622-9212 

Ligações Internas/Ramal: (22) 9212 / 9222 / 9206

Campus Belford Roxo

E-mail: cogp.cbel@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6078 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6078

Campus Duque de Caxias

Responsável: Nívea dos Santos Scarpini

E-mail: cogp.cduc@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 2784-6105 

Ligações Internas/Ramal: (15) 6105

Campus Engenheiro Paulo de Frontin

Responsável: Maxwel de Oliveira Côrtes

E-mail: cogp.cepf@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (24) 2468-1808 / 1809 / 1810 

Ligações Internas/Ramal: (21) 1809 / 1809 / 1810

Campus Mesquita

Responsável: André Bispo da Silva

E-mail: cogp.cmesq@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 2797-2506 

Ligações Internas/Ramal: (20) 2506

Campus Nilópolis

Responsável: Tássia Pimentel Rodrigo de Freitas

E-mail: cogp.cnil@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3236-1810  

Ligações Internas/Ramal: (13) 1810

Campus Niterói

Responsável: Fátima Helena Martins de Oliveira

E-mail: cogp.cnit@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6089 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6089

Campus Paracambi 

Responsável: Robson de Oliveira Machado

E-mail: cogp.cpar@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 2683-9707 

Ligações Internas/Ramal: (14) 9707

Campus Pinheiral

Responsável: Victor Lopes Teixeira Alvarães

E-mail: cogp.cpin@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (24) 3356-8251 

Ligações Internas/Ramal: (19) 8251

Campus Realengo 

Responsável: Janine Leocardo Malheiros

E-mail: cogp.creal@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3107-6006 

Ligações Internas/Ramal: (18) 6006

Campus Resende

Responsável

E-mail:

Ligações Externas: (24) 3383-4900

Ligações Internas/Ramal: (23) 4909 / 4910 / 4911

Campus Rio de Janeiro 

Responsável: Maria Victória Arantes Martins

E-mail: cogp.cmar@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 2566-7736 

Ligações Internas/Ramal: (11) 7736

Campus São Gonçalo

Responsável

E-mail: cogp.csg@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 2624-9006 

Ligações Internas/Ramal: (17) 9006 

Campus São João de Meriti

Responsável

E-mail: Paulo Ricardo Castelo da Cunha

Ligações Externas: (21) 3293-6077 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6077

Campus Volta Redonda

Responsável: Andrea Soares Ferreira da Silva

E-mail: cogp.cvr@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (24) 3356-9132 

Ligações Internas/Ramal: (16) 9132

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