FORMULÁRIOS E FLUXOS
Para abrir um processo, conforme indicado pela Portaria Interministerial Nº 1.677/15 é preciso ter um documento que motiva a abertura. O requerimento é usado para abrir os processos de: Gestão de Pessoas, Orçamento e Financeiro. Para os processos de Licitação, usa-se um desses: Documento de Formalização de Demanda (DFD), Solicitação de Fornecimento ou Documento de Oficialização de Demanda (DOD). Obs.: O DOD é usado apenas pela área de TI. E no IFRJ usualmente denominamos requerimento e formulário como sendo sinônimos.
O Memorando Eletrônico pode ser usado como documento de abertura de um processo. Indicamos o seu uso em última instância e somente quando não se tem nenhum outro documento que possa atender essa finalidade. Os setores estão cada vez mais empenhados em criar os seus requerimentos e o memorando tem sido usado em escala bem reduzida. Atenção: desde outubro/2017 o único memorando válido no IFRJ é o memorando eletrônico criado no SIPAC.
Quer saber se existe formulário/requerimento para abrir o processo, clique nesse link:
A demanda é atendida por FORMULÁRIO ou por MEMORANDO?
Para acessar os requerimentos e demais documentos de abertura, clique em um dos links abaixo:
Formulários e fluxos de GESTÃO DE PESSOAS
Formulários de EMPENHO E PAGAMENTO; de ORÇAMENTO; e de LICITAÇÃO E CONTRATO E Fluxos de LICITAÇÃO
Formulários e fluxos da PROPPI (ver Instruções Normativas n° 1, 2, 3 e 4/2021)
Se a solicitação de abertura de processo for por memorando, é preciso seguir as orientações abaixo:
1. enviar o memorando para a Unidade Protocolizadora (UP) que irá abrir o processo e selecionar como destinatário todos os servidores do setor. Se for para a UP da Reitoria, enviar para Coordenação-Geral de Arquivos;
2. o Código CONARQ do memorando é o mesmo Código CONARQ do processo solicitado;
3. no Assunto do memorando é preciso informar o tipo de processo solicitado (ler abaixo o item 4.1);
4. o setor solicitante precisa indicar obrigatoriamente no corpo do memorando:
4.1 Tipo de processo; Código CONARQ e Assunto Detalhado . Obs.: Caso não localize o Tipo de Processo adequado, favor entrar em contato com o arquivo@ifrj.edu.br solicitando orientação;
4.2 setor e/ou servidor interessado no processo;
4.3 se houver anexo, deve ser salvo em PDF e é preciso informar quem deve assiná-lo; e
4.4 e o setor para onde o processo será tramitado.