Logo IFRJ

Práticas de Letramento - Campus São João de Meriti

Informações Gerais: 

O curso tem como objetivo possibilitar a especialização de professores para o planejamento, implementação e execução de processos e projetos de ensino em diferentes práticas de letramento na escola.

Público-alvo: Profissionais graduados em diversas áreas que atuam ou tenham interesse em atuar na Educação Básica

Coordenação do curso: Profª Maria Gabriela Mayworm de Castro

Vice-coordenação:

E-mail da coordenação: coordpgpl.csjm@ifrj.edu.br

Secretária(o) da pós-graduação: 

E-mail da secretaria do curso: 

Local: Campus São João de Meriti - Rua Vala da Divisa, s/n, Coelho da Rocha, São João de Meriti, CEP: 25.550-110

Telefone: 

Horário do curso: Sábado – das 8h às 18h.

Carga horária: 360 horas

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Versões anteriores

 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

Linha de pesquisa 1 - PRÁTICAS DE LETRAMENTO E EDUCAÇÃO

Esta linha de pesquisa engloba investigações que abordem perspectivas macro e micro nos estudos de práticas de letramento na escola, incorporando discussões sobre o lugar da escola na sociedade, o papel da educação na construção de cidadãos críticos e a relação entre a escola e a sociedade hipermidiática, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

Projetos de pesquisa associados:

 

 a) Práticas de Letramentos, Escola e Mídias

Estuda questões relacionadas ao papel da educação no desenvolvimento de práticas de letramento escolares na atualidade e à formação crítica do educando para vida numa sociedade hipermidiática, no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Investiga também as abordagens e os reflexos dessas temáticas nas diversas disciplinas do currículo escolar e nos discursos da escola, dos documentos oficiais orientadores do ensino-aprendizagem e em livros e materiais didáticos.

Professores afiliados: Luiz Alberto Chaves Junior, Dione Sousa Albuquerque de Lima, Daysi Lúcidi Gomes e Isaque de Souza Rodrigues.

 

 

b) Práticas Discursivas e Letramentos Plurais

Envolve estudos teóricos e empíricos que investiguem processos de construção de diferentes facetas identitárias – como raça, classe social, gênero, sexualidade e idade – e sua relação com práticas de letramento em contextos formais de ensino-aprendizagem (sobretudo na Educação Básica, na Educação de Jovens e Adultos – EJA e na Educação Profissional e Tecnológica - EPT). Desse modo, é também objetivo desta linha de pesquisa compreender o lugar de discursos alternativos sobre diferentes formas de vida no mundo social e o papel da escola em construir práticas educativas mais inclusivas.

Professores afiliados: Luiz Alberto Chaves Junior, Tânia Maria Almenara da Silva, Maria Aparecida Gomes Ferreira e Alberto Alvadia Filho.

Linha de pesquisa 2 - PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM LÍNGUAS/LITERATURAS, NAS CIÊNCIAS E NA MATEMÁTICA

Esta linha de pesquisa abrange reflexões teórico-críticas sobre práticas de letramento no processo de ensino-aprendizagem de línguas, literaturas, ciências e matemática no contexto da educação básica escolar, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

Projetos de pesquisa associados:

 

a) Práticas de Letramentos em Línguas e Literaturas

Estuda o papel de práticas de ensino-e-aprendizagem de línguas e literaturas sob a perspectiva dos Estudos dos Letramentos nos mais diversos níveis e modalidades de ensino. Compreende também estudos sobre práticas de letramento múltiplos que visem à construção do educando enquanto agente crítico do mundo hipermidiático. Envolve pesquisas que se voltam para a investigação de práticas em sala de aula, bem como de documentos orientadores do ensino-aprendizagem, currículos, materiais e livros didáticos.

Professores afiliados: Marcel Alvaro de Amorim, Anne Katheryne Estebe Maggessy e Maria Aparecida Gomes Ferreira.

 

b) Práticas de Letramento em Ciências e Matemática

Envolve estudos de práticas de letramento nas áreas de Ciências e Matemática, englobando o papel dos saberes científicos, matemáticos, lógicos e estatísticos no processo de construção de um educando crítico para o mundo contemporâneo. Analisa ainda os discursos oficiais sobre ensino de Ciências e Matemática na educação básica, com o objetivo de se pensar novas práticas para o ensino-e-aprendizagem dessas disciplinas, bem como a análise e produção de material didático para uso em contextos formais e/ou digitais da educação básica.

Professores afiliados: Isaque de Souza Rodrigues, Loise Tarouquela Medeiros e Dione Sousa Albuquerque de Lima.

Disciplinas: 

 

PRIMEIRO SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Nº DE CRÉDITOS

PROFESSOR

Práticas de Letramento e a Escola

30h

2

Luiz Alberto Chaves Junior

Letramentos plurais: gênero, sexualidade e raça

30h

2

Maria Aparecida Gomes Ferreira

Práticas de Letramento Midiático

30h

2

Patrícia Grasel da Silva

Práticas de Letramento em Linguagem

30h

2

Marcel Alvaro de Amorim

Práticas de Letramento Matemático

30h

2

Loise Tarouquela Medeiros

Metodologia de Pesquisa em Educação

30h

2

Daysi Lúcidi Gomes Farias

Carga horária total do semestre: 180 horas.

 

SEGUNDO SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Nº DE CRÉDITOS

PROFESSOR

(Multi)Letramentos e Material Didático

30 h

2

Maria Gabriella Mayworm Castro

Práticas de Letramento Científico

30h

2

Roni Costa Ferreira

Práticas de Letramento Literário

30h

2

Marcel Alvaro de Amorim

Práticas de Letramento na EJA

30h

2

Rony Pereira Leal

Práticas de Letramento na EPT

30h

2

Alberto Alvadia Filho

Elaboração de Projeto

30h

2

Luana Luna Teixeira

Carga horária total do semestre: 180 horas.

 

TERCEIRO SEMESTRE

TCC I

Não há

Sem crédito

 Orientador do aluno

 

Corpo Docente: 

 

 

Alberto Alvadia Filho 
Doutorando em Ciências Sociais (UERJ)
Linhas de Atuação: 
Práticas de Letramento na Educação
Contato: alberto.filho@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9178140553632679

 

 

Daysi Lúcidi Gomes de Farias 
Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET-Rio)
Linhas de Atuação: 
Práticas de Letramento na Educação
Contatodaysi.farias@ifrj.edu.br  
Categoria: 
docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3409583162299638

 

 

Loise Tarouquela Medeiros  
Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL)

Linhas de Atuação: Práticas de Letramentos em Línguas/Literaturas, nas Ciências e na Matemática
Contato:  loise.medeiros@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0857340130019092

 

 

Luiz Alberto Chaves Junior 
Mestre em Educação (UNIRIO)
Linhas de Atuação: 
Práticas de Letramento na Educação e Práticas de Letramentos em Línguas/Literaturas, nas Ciências e na Matemática
Contato: luiz.junior@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3687023868676891

 

 

Luana Luna Teixeira
Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ)
Linhas de Atuação: 
Práticas de Letramento na Educação
Contatoluana.teixeira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3383234266044435

 

 

Marcel Alvaro de Amorim
Doutor em Linguística Aplicada (UFRJ)

Linhas de Atuação: Práticas de Letramentos em Línguas/Literaturas, nas Ciências e na Matemática
Contatomarcel.amorim@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3847631843846476 

 

 

Maria Gabriella Mayworm de Castro
Doutoranda em Linguística Aplicada (UFRJ)
Linhas de Atuação: 
Práticas de Letramento na Educação e Práticas de Letramentos em Línguas/Literaturas, nas Ciências e na Matemática
Contato:   maria.mayworm@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7930313966975567

 

 

Maria Aparecida Gomes Ferreira   
Doutora em Linguística Aplicada (UFRJ)
Linhas de Atuação
: Práticas de Letramento na Educação e Práticas de Letramentos em Línguas/Literaturas, nas Ciências e na Matemática
Contato: maria.ferreira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9040220316334083

 

 

Patrícia Grasel da Silva
Doutora em Informática na Educação (UFRGS)
Linha de Atuação: 
Práticas de Letramento na Educação e Práticas de Letramentos em Línguas/Literaturas, nas Ciências e na Matemática
Contato:  patrícia.grasel@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8163480874525368

 

 

Roni Costa Ferreira 
Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET/RJ)

Linhas de Atuação: Práticas de Letramento na Educação e Práticas de Letramentos em Línguas/Literaturas, nas Ciências e na Matemática
Contato:  roni.ferreira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1655236800124634

 

 

Rony Pereira Leal
Doutor em Educação (UFRJ)
Linhas de Atuação: 
Práticas de Letramento na Educação e Práticas de Letramentos em Línguas/Literaturas, nas Ciências e na Matemática
Contato:  rony.leal@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7328920705652576

 

 

 

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

2020

TCC: O BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE LETRAMENTO MIDIÁTICO
Autor(a): Carolina de Almeida Santana
Orientador(a): Profª Drª Patrícia Grasel

TCC: LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA SME/RJ: análise do material didático e reflexões
Autor(a): Érika da Silva Pereira
Orientador(a): Prof. Me. Isaque de Souza Rodrigues

TCC: LEITURA E LETRAMENTOS NO MATERIAL DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DOS EXERCÍCIOS DA APOSTILA ELEVA
Autor(a): Filipe Costa Pinheiro
Orientador(a): Prof. Dr. Marcel Alvaro de Amorim

TCC: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(a): Rafaela Alves Luzia da Silva
Orientador(a): Prof. Me Roni Costa Ferreira

TCC: NAS ENTRELINHAS DA HISTÓRIA, “CONTA PRA MIM?” ANÁLISE DOCUMENTAL DE UM PROGRAMA DE LITERACIA FAMILIAR
Autor(a): Sandra Batista Erdy de Souza
Orientador(a): Prof. Me Luiz Alberto Chaves Júnior

TCC: O Jogo e o Letramento Matemático: Multiplicação por meio da Resolução de Problemas na Educação de Surdos
Autor(a): Thaísa Cláudia de Oliveira Eugênio Rosa
Orientador(a): Profª. Me. Loise Tarouquela Medeiros

TCC: SLAM DAS MINAS: LETRAMENTO DE REEXISTÊNCIA NO ENSINO DE LITERATURA NA EJA
Autor(a): Thaynar Christian Pinheiro Coelho Peixoto
Orientador(a): Profª. Me Maria Gabriela Mayworm de Castro

TCC: A LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LE: USANDO FANFICTION NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DO LETRAMENTO 
Autor(a): Walquíria Rodrigues Pereira
Orientador(a): Prof. Dr. Marcel Alvaro de Amorim 

Eventos: 

Em construção

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS